Campanha dos Amigos do HC promoverá revitalização do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas

por Nina Machado
Com assessoria
Publicado em 20 out 2020, às 14h40. Atualizado às 14h42.

A campanha “Construindo o Amanhã” dos Amigos do HC promoverá a revitalização do Serviço de Infectologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná com o apoio da sociedade. A iniciativa tem como objetivo arrecadar o valor de R$ 2 milhões para a realização da reforma e instalação de um sistema de ventilação para locais de tratamento de doenças infectocontagiosas como a Covid-19. O resultado será a ampliação no número de leitos, redução do risco de contaminação e mais segurança aos pacientes e profissionais da saúde.

A atual pandemia é uma das lutas já enfrentadas pelo Hospital de Clínicas. Segundo a Dra. Sônia Raboni, chefe do Serviço de Infectologia e coordenadora no Paraná da pesquisa da CoronaVac (vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceira com o Instituto Butantan), o hospital foi referência no atendimento aos casos suspeitos de cólera, na década de 1990; aos infectados pelo vírus Influenza H1N1, em 2009; vírus ebola, em 2018; e, agora, para a pesquisa e o tratamento dos casos da Covid-19, com 71 leitos de UTI e 62 leitos de enfermaria. “O Serviço de Infectologia tem sido referência no Paraná no enfrentamento de doenças infecciosas para a saúde pública”, afirma.

Além de estar na linha de frente contra a Covid-19, o serviço é o único que disponibiliza vagas específicas para doenças infectocontagiosas na rede pública de Curitiba, como hepatites crônicas, micoses sistêmicas, tuberculose, sarampo, entre outras, além do HC ser o único hospital com leitos para pacientes HIV positivo, atendendo o maior número de portadores do vírus no Paraná.

A revitalização trará melhorias ao local com a reforma completa das instalações, irá adequar a estrutura às necessidades de biossegurança e potencializará as ações frente ao cenário de pandemia. O engenheiro civil do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Ricardo da Silveira Mendes, relata que a reforma vai englobar todos os acabamentos, como piso, pintura e revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, gases medicinais e climatização das enfermarias, contemplando a área de 611,62m² mais a cobertura da edificação com 471m².

De acordo com a Dra. Sônia Raboni, a revitalização será fundamental no atendimento a doenças infectocontagiosas. Após a reforma, o Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas passará de 12 para 21 leitos de isolamento para pacientes em tratamento. “Os pacientes com doenças transmissíveis são a maioria dos casos atendidos nas UPAs e aguardam vagas em leitos dessa especialidade. Investir em leitos contribuirá para a redução da alta mortalidade”, destaca. “A disponibilização da nova estrutura permitirá ao HC reorganizar seus serviços concentrando os casos de Covid-19 no local”, conclui.

Vamos juntos construir o futuro? A campanha “Construindo o Amanhã” é a grande causa deste ano dos Amigos do HC. Doe e faça a sua parte! Para contribuir, é possível fazer uma doação on-line no hotsite (http://amigosdohc.contato.site/construindo-o-amanha) com cartão de crédito ou débito ou por depósito em conta. Dados bancários: Banco Itaú (341), Agência: 4122, Conta: 20.430-0, CNPJ: 79.698.643/0001-00 – Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.