Cascavel suspende vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades após recomendação da Anvisa
Está suspensa em Cascavel a vacinação para gestantes e puérperas com comorbidades. A aplicação das doses estava marcada para iniciar nesta terça-feira (11), a recomendação da suspensão foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde).
A informação foi repassada pelo secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, durante coletiva na manhã de hoje. O motivo é que o município só tem imunizantes da Astrazenica, que não possui indicação na bula para aplicação no grupo.
“Pedimos que as nossas gestantes esperem um pouquinho, que elas vão tomar a vacina da Pfizer, que funciona muito bem no segundo e terceiro trimestre da gestação. Já está confirmado que os anticorpos ultrapassam a barreira placentária, dando a garantia, que ele também estará imunizado quando ele nascer”
explicou o secretário de saúde.
Ainda segundo o secretário, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, esteve em Curitiba, e confirmou o envio de doses, ainda nesta semana, para que a vacinação seja retomada.
Miroslau afirma que as grávidas que tomaram a primeira dose da vacina não precisam se preocupar e a segunda dose pode ser tomada normalmente.
“Na maioria das grávidas que tomaram a vacina até agora, foi pedido um atestado médico autorizando a imunização. Não é porque não está na bula que não se pode usar, nos cansamos de utilizar medicamentos, que não estavam indicados na bula, mas que há comprovação científica”
explicou o secretário de saúde
O cronograma de vacinação será reformulado pelo município. A segunda dose será realizada normalmente, de acordo com calendário estipulado na carteirinha de vacinação.