Caso de bebê nascido com anticorpos do coronavírus é estudado em Singapura

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Reuters
Publicado em 30 nov 2020, às 14h23.

Um caso de bebê nascido com anticorpos do coronavírus está sendo estudado por médicos de Singapura. De acordo com a Reuters, o recém-nascido em questão nasceu de uma mãe infectada pela covid-19, e mostrou ter anticorpos contra o vírus, mas não a doença.

Anticorpos do coronavírus: estudo amplia eforços internacionais de entendimento sobre a doença

O estudo em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado amplia os esforços internacionais para entender melhor se a infecção ou os anticorpos podem ser transferidos durante a gravidez, e se ela oferece um escudo de proteção contra o vírus.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que, embora algumas gestantes tenham risco maior de desenvolver casos graves de covid-19, ainda não se sabe se uma gestante infectada pode passar o vírus ao feto ou bebê durante a gravidez ou o parto.

Em Singapura, uma moradora infectada em março, quando estava grávida, disse ao jornal local Straits Times que médicos lhe disseram que seu filho tinha anticorpos contra o vírus, mas que nasceu sem a infecção.

“Ainda não se sabe se a presença desses anticorpos em um recém-nascido confere um grau de proteção contra a infecção de covid-19, muito menos a duração da proteção”, disse Tan Hak Koon, presidente da Divisão de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Feminino e Pediátrico KK.

O KK é um dos hospitais envolvidos no estudo de gestantes infectadas em Singapura, que se tornou conhecido depois que o caso do bebê veio a público.