Cerca de 3.700 doses da vacina contra a covid-19 vencem na Grande Curitiba
Cerca de 3.735 doses da vacina contra a covid-19 venceram no mês de outubro na Grande Curitiba. Em Piraquara, duas mil unidades venceram e estão guardadas até novas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Araucária e São José dos Pinhais, 935 e 800 doses vencem no final deste mês, respectivamente.
Leia também:
- Bloqueios no Paraná e Santa Catarina obrigam empresas de ônibus a cancelarem viagens
- Justiça Federal determina liberação de rodovias em sete estados; PR está na lista
Em Piraquara, cinco mil imunizantes venceram em maio, mas tiveram a aplicação prorrogada pela Anvisa até agosto, segundo a Prefeitura Municipal. Uma das possíveis causas para o descarte é a falta de procura da população para receber as doses de reforço.
Cerca de 50% dos moradores procuraram as unidades de saúde para tomar a primeira dose de reforço. A procura pela segunda dose foi ainda menor, apenas 13% da população recebeu o imunizante.
No município de São José dos Pinhais, 618 doses do imunizante da Pfizer vence no dia 09 de novembro, e outros 580 da AstraZeneca vencem no dia 30 do mesmo mês. Em Pinhais, 850 doses devem vencer até o dia 09 de novembro.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o número de vacinas está sendo levantado e será consolidado o mais breve possível. “A Sesa ressalta que está alerta e vigilante sobre este tema, que está diretamente ligado com a baixa procura por vacinas contra a Covid-19, incluindo o grande número de faltosos na 2ª, 3ª e 4ª dose”, declarou o órgão.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que as doses vencidas vão ser separadas das doses dentro do prazo de validade: “O próprio Ministério da Saúde nos orientou a segregar as doses vencidas, aguardando um parecer técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A emissão deste documento deve acontecer nos próximos dias”, afirmou.