Ciclo do sono: veja se técnica que promete te acordar sempre disposto funciona
O método viral calcula o ciclo do sono e promete te fazer acordar com disposição. Contudo, ainda não existe nenhum estudo científico que comprove a eficiência dessa tática
Uma técnica para poder acordar sempre disposto viralizou nas redes sociais recentemente. O método consiste em calcular o ciclo do sono, que possui dois grupos: o sono NREM e o REM. Cada ciclo do sono completo dura em média de 90 a 100 minutos, com isso ele se repete de quatro a seis vezes. Desta forma, a tática viral resume-se a não interromper os ciclos e completar ao menos cinco deles. Contudo, os médicos não confirmam que essa prática pode garantir de fato um bom sono.
Conforme a doutora Larissa Hermann, que atua como clínica médica, o sono ainda é uma das áreas mais obscuras da medicina, portanto ainda não há informações claras sobre o que traz beneficio ou não.
“A gente tem muitas pesquisas acontecendo, mas poucas informações mais claras e consistentes sobre o que realmente traz benefício ou não e até mesmo sobre realmente como funciona o sono. A gente sabe que o sono ele alterna entre períodos de um sono mais leve, um sono mais profundo e o sono”, explica a médica.
Além disso, a médica explica que o ciclo do sono pode variar e ficar mais com mais tempo. “A gente não tem exatamente como seguir o ciclo do sono, porque isso é o nosso corpo que faz no automático. Então, a gente começa a dormir num sono mais leve, num sono mais profundo e depois entra no sono REM, que é esse sono mais de reparação, vamos colocar assim, da parte de sistema nervoso central.E aí, cada ciclo dura, em média, 90 minutos.até 110 minutos e aí, ao longo do tempo, esses ciclos tendem a ficar com mais tempo”.
Calcular o ciclo do sono funciona?
De acordo com a doutora, não há confirmações de que o cálculo do ciclo do sono nos aplicativos seja eficiente e auxilie a acordar bem-disposto.
“Existem alguns aplicativos que monitoram esse ciclo do sono e que calculam quanto tempo você fica em média em cada ciclo e entende que se você acordar no período que você está com o sono mais leve, você acordaria mais descansado. Mas não existe nenhum benefício muito claro disso, ainda é um pouco especulativo”, afirma a médica.
Larissa Hermann reforça a importância da higiene do sono, que consiste em ter uma rotina antes de ir dormir, evitar aparelhos eletrônicos, bebidas estimulantes, cuidar da alimentação e ter um ambiente adequado para dormir.
“Quando for dormir, dormir sempre mais ou menos no mesmo horário, acordar sempre mais ou menos no mesmo horário. Então, aquela coisa do final de semana de dormir 12 horas, durante a semana dormir umas 7 horas, isso não faz bem pro corpo”, aconselha a médica.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!