Cidades do Oeste iniciam aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (27)

por Valéria Silva
com supervisão de Aline Cristina
Publicado em 24 fev 2023, às 16h39.

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu inicia, na próxima segunda-feira (27), a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 com doses do imunizante da Pfizer. Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde ofertarão a vacina. Não é necessário o agendamento.

Nessa primeira fase, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, frequentadores de instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses e conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, por isso é um reforço importante, especialmente para os grupos considerados de risco”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. O intervalo entre as doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).

Confira as etapas da campanha para atender aos grupos prioritários:

  • A partir do dia 06 de março: vacinação de pessoas com 60 a 69 anos de idade;
  • a partir do dia 20/03: gestantes e puérperas;
  • a partir de 17/04: trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

O primeiro lote de vacinas bivalentes chega a Foz do Iguaçu e será distribuído às unidades de saúde. Até o final do mês o Estado irá receber outras doses, que serão enviadas aos 399 municípios do Paraná.

Vacinação em Cascavel

Em Cascavel, a Secretaria de Saúde também iniciará a nova fase na campanha de vacinação contra a covid-19 na segunda-feira, com a aplicação da vacina bivalente no Município.

O primeiro grupo a ser imunizado será o formado por idosos acima de 70 anos que estão acamados e/ou instituições de longa permanência. 

Esta fase da campanha deverá seguir até terça-feira (28). Já na quarta-feira (1º), a secretaria iniciará a vacinação de todos os idosos acima de 80 anos. O público poderá garantir a dose em qualquer uma das 44 unidades de saúde de Cascavel.

O atendimento será a partir das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade. Para ter acesso à dose, os públicos deverão ter completado o esquema primário de vacinação contra a covid, o que significa já ter tomado a 1ª e 2ª doses do imunizante. 

A vacinação é mais uma proteção efetiva contra o coronavírus para evitar o agravamento da doença. Em Cascavel, estima-se que há um público de mais de 19 mil pessoas com mais de 70 anos que irá ser vacinado ao passo que a campanha avançar. Nesta sexta-feira (24), o PMI (Programa Municipal de Imunização) recebeu cerca de 5 mil doses e a previsão é que o Estado envie mais doses nas próximas semanas. 

Cronograma

A próxima etapa da vacinação está prevista a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. Em seguida, gestantes e puérperas. A quarta fase será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional. Todos os grupos e novas etapas serão informados pelas páginas oficiais da Prefeitura.