Crianças são contaminadas com sarna humana e prefeitura fecha creches no Paraná

Publicado em 26 out 2022, às 10h12. Atualizado às 11h04.

Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Paiçandu, noroeste do Paraná, foram fechados nesta quarta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Educação do município, foram confirmados pelo menos 9 casos de escabiose, conhecida como sarna humana. Os CMEIs só voltarão a funcionar na semana que vem.

Um dos CMEIs fechados temporariamente é o Claudemiro Braz, que fica ao lado do campo de futebol do Jardim Bela Vista. De acordo com a nota da direção do CMEI, o local precisou ser fechado por orientação do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município.

Os casos teriam começado há cerca de 1 mês. O fechamento nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) é necessário para que haja a desinfecção dos prédios. Na sexta-feira (28) é comemorado o Dia do Servidor Público e, portanto, as unidades educacionais já não iriam funcionar.

Alguns pais foram pegos de surpresa e chegaram a levar seus filhos ao CMEI nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, encontrando os portões fechados. Ainda que apenas um estudante tenha sido diagnosticado oficialmente com a doença, podem haver outros casos.

A escabiose é uma doença de pele causada por um ácaro escavador, que penetra na pele, causando lesões e muita coceira. A sarna é contagiosa e se espalha rapidamente por meio do contato físico em ambientes fechados.

A escabiose humana não é transmitida por cachorros, já que a sarna do cachorro é causada por outro agente.