Com queda nas doações de sangue e aumento na demanda, Hemepar de Apucarana pede ajuda
Com um déficit de 34% nas coletas para a manutenção mínima nos centros médicos atendidos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Apucarana, no norte do Estado, precisa de doações de sangue.
De acordo com a assistente social Marta Haider, responsável pela captação do Hemonúcleo de Apucarana, junto com a diminuição das doações, acontece um aumento de 50% na demanda por cirurgias eletivas apenas no Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas, unidade atendida pela entidade.
“Não estamos deixando de atender, mas há um trabalho enorme. Há tipos de sangue, em especial de Rh negativo, que temos que procurar em outras unidades Hemepar para conseguir duas bolsas para manter o estoque. Precisamos alertar a população que doe.”
pede a assistente social Marta Haider, responsável pela captação do Hemonúcleo de Apucarana.
O Hemepar do município atende, além dos hospitais Nossa Senhora de Fátima e da Providência, o Instituto do Rim e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, a Santa Casa e o Honpar de Arapongas.
Queda
A quantidade mínima de bolsas, por mês, da 16ª Regional de Saúde é de 800. Atualmente, o número não passa de 530. O número de doadores, antes da pandemia da Covid-19, era de até 650, embora o ideal seja acima de 1000. Com o novo coronavírus, há também a procura do plasma hiperimune, retirado de pessoas que já tiveram o vírus e tem anticorpos para a doença, para ser doado aos pacientes que enfrentam a Covid-19.
Aqueles que estão há 45 dias curados da enfermidade podem ser doadores. Para quem tomou a vacina da CoronaVac, o prazo é de sete dias; para as da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, são 30 dias de espera.
A Prefeitura de Arapongas está se dispondo a levar os doadores até Apucarana, sem custos, para realizarem a coleta. Quem puder ajudar, pode entrar em contato através dos telefones (43) 3902-1072 e (43) 3172-0246 para agendar o transporte.
O Hemocentro de Apucarana fica localizado na Rua Antônio Ostrenski, número 3. O telefone para contato é (43) 3420-4200