Compagas emite orientações sobre cuidados com aparelhos a gás

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) emitiu orientações sobre o cuidado com aparelhos a gás durante a queda das temperatura

por Lucas Novak
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 28 maio 2024, às 21h48. Atualizado em: 5 jun 2024 às 15h55.

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) emitiu orientações sobre o cuidado com aparelhos a gás durante a queda das temperaturas. Conforme o Governo do Estado, o alerta foca na importância da ventilação adequada ao usar aquecedores de água, fogões e lareiras a gás, pois a falta de circulação de ar pode levar ao acúmulo de monóxido de carbono.

Compagas emite orientações sobre cuidados com aparelhos a gás
Entre as recomendações está realizar revisões anuais nos aquecedores (Foto: Compagas)

Entre as recomendações está realizar revisões anuais nos aquecedores, verificar dutos de saída e estar atento à coloração da chama do fogão, que deve ser azulada.

De acordo com Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas, em casos de vazamento, é essencial desligar os aparelhos. Além disso tem que ventilar o ambiente e procurar assistência técnica qualificada.

Sintomas de intoxicação por monóxido de carbono incluem fraqueza, tontura e dor de cabeça. A Compagas fornece uma lista de empresas credenciadas para manutenção de aparelhos a gás e ressalta a importância do cuidado e seguir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.