Compagas emite orientações sobre cuidados com aparelhos a gás

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) emitiu orientações sobre o cuidado com aparelhos a gás durante a queda das temperatura

por Lucas Novak
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 28 maio 2024, às 21h48. Atualizado em: 5 jun 2024 às 15h55.

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) emitiu orientações sobre o cuidado com aparelhos a gás durante a queda das temperaturas. Conforme o Governo do Estado, o alerta foca na importância da ventilação adequada ao usar aquecedores de água, fogões e lareiras a gás, pois a falta de circulação de ar pode levar ao acúmulo de monóxido de carbono.

Compagas emite orientações sobre cuidados com aparelhos a gás
Entre as recomendações está realizar revisões anuais nos aquecedores (Foto: Compagas)

Entre as recomendações está realizar revisões anuais nos aquecedores, verificar dutos de saída e estar atento à coloração da chama do fogão, que deve ser azulada.

De acordo com Fábio Eduardo Morgado, diretor técnico-comercial da Compagas, em casos de vazamento, é essencial desligar os aparelhos. Além disso tem que ventilar o ambiente e procurar assistência técnica qualificada.

Sintomas de intoxicação por monóxido de carbono incluem fraqueza, tontura e dor de cabeça. A Compagas fornece uma lista de empresas credenciadas para manutenção de aparelhos a gás e ressalta a importância do cuidado e seguir as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando