Confira o cronograma de vacinação dupla para idosos em Curitiba

por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 24 abr 2022, às 12h59. Atualizado às 13h28.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba divulgou o cronograma da vacinação contra a influenza e aplicação do segundo reforço (quarta dose) anticovid da próxima semana. A aplicação das duas vacinas acontece de forma simultânea.

Na segunda-feira (25/4), poderão receber as vacinas pessoas nascidas até 1955; na terça-feira (26/4), as nascidas até 1957; e na quarta-feira (27/4), até 1959. 

Na quinta-feira (28/4), será a vez dos nascidos até 1961, e na sexta-feira (29/4), até 1962, atingindo a faixa das pessoas que já fizeram ou fazem 60 anos ainda em 2022.

O aplicativo Saúde Já Curitiba está enviando mensagens, como forma de lembrete, para todos que se encaixam nos critérios da convocação.

106 locais de vacinação

Com estimativa maior de público para a vacinação dupla, cerca de 20 mil pessoas por dia, a SMS ampliou os pontos de vacinação para os convocados. As duas vacinas estão disponíveis em 106 unidades de saúde e os endereços podem ser consultados no site Imuniza Já. O atendimento será das 8h às 17h.

Vacinação simultânea

A vacinação dupla é para residentes em Curitiba. Para receber o segundo reforço anticovid (quarta dose), além de se encaixar na faixa etária convocada, é necessário ter atingido o intervalo mínimo de 120 dias desde a aplicação da terceira dose (primeiro reforço).

Aqueles que completaram a idade convocada, porém ainda não atingiram o intervalo recomendado, poderão buscar os pontos para receber apenas a vacina contra a gripe.

A aplicação das duas vacinas no mesmo dia segue orientação recente do Ministério da Saúde, que liberou, já no final de 2021, a aplicação simultânea.

Contra a gripe

A vacinação contra a gripe acontece anualmente para grupos prioritários. A vacina de 2022 serve para imunizar contra a variante H3N2 Darwin, que já causou surto no país no início desse ano, inclusive com registro de óbitos.

Devido ao potencial de mutação do vírus causador da gripe, a vacina contra influenza recebe atualização periódica, baseada no perfil do vírus que está circulando, por isso a importância de aderir a campanha.

Vacina anticovid para outros públicos

A repescagem para a terceira, segunda e primeira dose da vacina contra a covid-19 para todos os públicos continua sendo feita. Com menor demanda, esse atendimento está concentrado em nove unidades de saúde específicas. Crianças até 11 anos também podem ser atendidas na unidade Mãe Curitibana.

Vacina contra a gripe e quarta dose anticovid:

  • Segunda-feira (25/4): nascidos até 1955
  • Terça-feira (26/4): nascidos até 1957
  • Quarta-feira (27/4): nascidos até 1959
  • Quinta-feira (28/4): nascidos até 1961
  • Sexta-feira (29/4) – nascidos até 1962

* Além de se encaixar na faixa etária convocada, é necessário também ter atingido o intervalo mínimo de 120 dias desde a aplicação da terceira dose (primeiro reforço) da vacina anticovid.