Alto uso de telas? Conheça os principais inimigos dos olhos saudáveis
De acordo com o oftalmologista, uso excessivo de telas e de ar condicionado são contraindicados para manter olhos saudáveis
Desde as primeiras 72 horas de vida, é necessário realizar consultas oftalmológicas para manter os olhos saudáveis. Mesmo após a primeira avaliação, é necessário ter uma rotina de acompanhamento da saúde ocular.
De acordo com o médico oftalmologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Dhiogo Corrêa, as pessoas tendem a negligenciar a saúde dos olhos, só procurando ajuda quando algo está errado. “A orientação médica é que o acompanhamento ocorra todos os anos para aqueles que não têm queixas específicas”, explicou. “Cuidar dos olhos é fundamental para manter uma boa visão e garantir qualidade de vida”.
Conheça cinco dicas para manter os olhos saudáveis
Por isso, é preciso manter alguns hábitos de cuidado com os próprios olhos. Principalmente, deixando-os descansar. Conforme o oftalmologista, o excesso de uso de telas é um dos vilões atuais da saúde dos olhos. “Quando estamos expostos a esses aparelhos a tendência é de diminuição no número de piscadas, alterando a lubrificação natural dos olhos. A orientação é fazer intervalos regulares de descanso durante a jornada de trabalho e evitar mexer no celular por muitas horas”, afirma.
Além disso, Dhiogo afirma que coçar os olhos também afeta a saúde oftalmológica. “Quando sentir algo nos olhos, busque piscar com uma frequência maior. Em grande parte dos casos, esse movimento repetido consegue expelir o corpo estranho”, aconselha. “Além disso, coçar os olhos é uma ação perigosa, pois a córnea é extremamente sensível e pode ser danificada com facilidade”.
- Leia também:
- Saiba o que é linfoma, doença que causou morte da primeira-dama Margarita Sansone
- Especialista afirma que mpox não deve virar nova pandemia
O doutor também aconselha evitar usar o ar condicionado em excesso. De acordo com Dhiogo, o aparelho resseca os olhos de forma rápida. Quando necessário usar o eletrodoméstico, é indicado utilizar colírios lubrificantes, conhecidos popularmente como “lágrimas artificiais”.
Em adição, o oftalmologista afirma que usar óculos escuros de qualidade e que tenham proteção ultravioleta (UV) é essencial para manter os olhos saudáveis. A luz UV prejudica as células da retina, causando envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV pode provocar catarata precoce e até doenças degenerativas da retina.
Por fim, o médico incentiva pacientes que tenham alguma doença que afete a saúde dos olhos mantenham uma frequência de atendimentos mais frequente. Pessoas com diabetes, hipertensão, ou que usam antidepressivos, antialérgicos ou corticóides devem tomar mais cuidado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!