Convidada do 4° episódio do podcast A Planta que Cura fala sobre experiência de tratar a filha com cannabis

por Isadora Deip
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 28 ago 2022, às 07h30. Atualizado em: 30 ago 2022 às 15h36.

No quarto episódio do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, a conversa é com Maria Aparecida de Carvalho, uma mãe que trata as crises da filha com canabidiol e viu elas diminuirem em 80% depois do início do tratamento. A produção também tem a participação de Claudette Oliveira, farmacêutica e representante da APEPI, associação que planta, manipula, transporta e pesquisa o extrato da cannabis.

Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate à diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.

Para Maria Aparecida, a experiência de participar do podcast foi “incrível”. Ela conta que conseguiu perceber o quanto é necessário expandir o conhecimento sobre a planta, ainda pouco explorada na ciência e rodeada de estigmas por conta do proibicionismo.

“Com certeza o podcast é uma ferramenta de grande alcance para avançarmos na discussão e levar informações honestas, para que consigamos uma regulamentação justa para todos”,

destaca.

A convidada aponta que, quando o assunto é a cannabis, um tópico que deve ser discutido é a guerra às drogas. “É preciso falar sobre o quanto essa proibição devasta a vida das pessoas pretas e periféricas, quantas pessoas morrem e são encarceradas todos os dias por conta de um proibicionismo que alguém lucra com isso, com um interesse por trás”.

A experiência de tratar a filha com a cannabis, segundo Maria Aparecida, foi “a melhor de todas”, principalmente pela esperança de tirar a menina do risco de morte súbita. Ela e o marido têm o direito judicial de cultivar a planta.

“A natureza salvou a minha filha, a maconha salvou ela e a fez se reconectar com a vida. Pela dor e pelo amor eu pude conhecer um mundo que era invisível a tantos de nós, o mundo da proibição gerado em cima de uma mentira, privando tantas pessoas de terem um alívio de uma dor. Hoje eu tenho uma amor grande por esta causa e muito respeito também. […] É a luta pela evolução da vida, liberdade e igualdade”,

afirma Maria.

O podcast A Planta que Cura está disponível em plataformas digitais como o Spotify e o Youtube e também pode ser acessado pelo portal RIC Mais.