Coronavírus: confira ações dos últimos 15 dias para combater o vírus no Paraná

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência de Notícias do Paraná
Publicado em 2 maio 2020, às 00h00.

Para combater o coronavírus no Paraná, o Governo do estado tomou diversas medidas nos últimos 15 dias. Abaixo, veremos algumas delas!

Nas últimas duas semanas, duas leis assinadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior obrigam o uso de máscaras em locais públicos e impedem o corte de fornecimento de luz, água e gás para as famílias mais humildes.

Um novo decreto também instituiu que a Secretaria de Estado da Saúde é o foro responsável pela regulamentação do retorno das atividades econômicas.

Coronavírus: veja ações tomadas para combater o vírus no Paraná

Na área da saúde, foi criada a Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, uma parceria entre Lacen, IBMP, Fiocruz e Tecpar.  Além disso, foi ampliada a capacidade de testes RT-PCR na rede estadual para 830%.

Os quatro hospitais universitários (Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel) ganharam novos leitos de UTI e de enfermaria.

Na seara econômica, foi instituído um Grupo de Trabalho para Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Estado do Paraná para analisar as ações pós-pandemia.

Entre as iniciativas já mapeadas estão o selo “made in Paraná”, estímulo aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e incentivo à geração de emprego a partir da execução de obras públicas e privadas.

Uso de máscaras, luz, água, gás e congelamento de tarifas

O governador Ratinho Junior sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. O texto determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo. Há multas por descumprimento.

máscaras covid-19

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e a Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná criaram cartazes para orientar a população sobre como utilizar, descartar e até mesmo produzir equipamentos de proteção individual (EPI).

O fornecimento de luz, água e gás não poderá ser interrompido no Paraná para famílias de baixa renda enquanto durar a pandemia.

Também fica proibida a cobrança de taxas adicionais por parte dos planos de saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19, bem como estabelecimentos de saúde da rede privada recusarem pessoas suspeitas de terem contraído a doença.

Congelamento de tarifas, serviços essenciais, consignados, conselho de compras

O Governo do Paraná congelou por 60 dias as tarifas cobradas pelos serviços regulados no Estado. Com a iniciativa, tarifas de serviços considerados essenciais não podem ser reajustadas nos próximos dois meses.

São elas: transporte intermunicipal, incluindo Região Metropolitana de Curitiba; travessia por ferry boat da Baía de Guaratuba; travessia para Ilha do Mel; e tarifas de gás, água e esgoto homologadas pela Agepar.

Além disso, o governador determinou que a retomada de serviços considerados não essenciais deverá passar pela validação da Secretaria de Estado da Saúde. O mesmo vale para serviços essenciais, que serão alvo de metodologias próprias.

Ratinho Junior também autorizou a postergação, por 90 dias, dos descontos em folha de pagamento dos empréstimos consignados.

As compras e contratações emergenciais que o Estado está realizando para o enfrentamento da Covid-19 tem agora um fórum específico para agilizar e assegurar transparência: o Conselho Estadual de Contratações Emergenciais de Saúde Pública Decorrente do Surto do Coronavírus.

EaD na rede municipal,  bolsistas, telemedicina e eventos cancelados

A partir da próxima segunda-feira (4), a Secretaria da Educação vai disponibilizar canais de TV para retransmitir as videoaulas do Ensino Fundamental 1 para as redes municipais.

Neste primeiro momento, dos 399 municípios, 217 afirmam que terão acesso às aulas pela TV.

Em Curitiba, as aulas online produzidas pela secretaria estadual já estão sendo transmitidas através da TV Paraná Turismo, permitindo que os alunos da capital tenham acesso aos conteúdos e as atividades escolares.

Os 660 bolsistas contratados pelo Governo do Estado já estão ajudando a mudar o comportamento da população. Eles atuam diretamente com informação e orientações que contribuem para ampliar o número de pessoas que adere ao uso de máscaras e do álcool gel, além de evitar aglomerações.

São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes de saúde e de outras áreas que atuam em Unidades de Saúde e hospitais, nas divisas do Paraná, serviço de teleatendimento, no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e no Departamento Penitenciário.

O Telemedicina Paraná já completou 2.395 atendimentos. O programa auxilia nas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19. Lançado há duas semanas, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer localidade paranaense pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.

telemedicina-parana-coronavirus

Foto: Rodrigo Felix Leal/Divulgação.

Além disso, o governo alterou o calendário dos Jogos Oficiais do Paraná em 2020. A readequação foi feita pela Superintendência Geral do Esporte.

Foram cancelados os Jogos Escolares do Paraná (JEPS); Escolares Bom de Bola; Jogos Abertos do Paraná (JAPS); Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) – fases regionais e a fase final B; e os Jogos de Aventura e Natureza – outras duas etapas em 2020.

Proteção das crianças e mulheres, tecnologia e mais viaturas

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho lançou um guia digital com orientações e cuidados para proteger crianças e adolescentes durante de pandemia. O material aborda questões comportamentais e de higiene, e mostra como reconhecer sinais de violência doméstica e denunciá-las.

O Governo do Estado também realizou a primeira blitz educativa e orientativa em condomínios para abordar a violência doméstica e a importância de notificá-la.

A ação é respaldada pela Lei Estadual 20.145/2020, que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicar os órgãos de segurança pública sempre que houver indícios de violência doméstica e familiar.

No Paraná, 50 startups já foram selecionadas para participar do programa Startup Evolution, que prestará consultorias para as pequenas empresas afetadas pela crise do novo coronavírus. O Governo do Estado e o Senai Paraná vão investir R$ 1,4 milhão nos próximos meses em um edital de chamamento público para ajudar startups e empresas mais consolidadas a desenvolverem iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus.

A estrutura da segurança pública do Paraná recebeu 119 novas viaturas. Os veículos serão destinados à Polícia Militar (76), à Polícia Civil (36) e ao Corpo de Bombeiros (7). Eles vão atender diversas regiões do Estado, reforçando o patrulhamento das cidades, os trabalhos de investigação, além de controle a incêndios durante a estiagem e o combate contra o novo coronavírus.

Novos escudos faciais, desinfecção estratégica, kit-merenda e arte online

A Penitenciária Estadual de Londrina I vai produzir 4 mil face shields (escudos faciais ou máscaras de acetato) para o Hospital Universitário e outras unidades de saúde.

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná),  intensificou o trabalho de desinfecção dos locais de maior risco de contágio do novo coronavírus. Além de limpar o entorno de hospitais e unidades de saúde, iniciou-se a limpeza da região próxima a asilos e instituições que cuidam de idosos no Paraná. Cerca de sessenta locais devem passar pelo processo.

Nos últimos 15 dias ocorreu a terceira etapa da entrega dos kits de merenda para alunos beneficiários do Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade. Atualmente, são cerca de 230 mil alunos com famílias inscritas no programa somente no estado. A ação será válida enquanto perdurar a crise do coronavírus.

Por fim, o Museu Oscar Niemeyer inaugurou uma nova exposição virtual no Google Arts & Culture. “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” reúne imagens feitas pelo fotógrafo lituano, um dos mais expressivos em âmbito mundial. Agora são nove mostras do MON disponíveis na plataforma.

exposicao man ray no mon

Foto: José Fernando Ogura/AEN