Coronavírus: como proteger seu restaurante e seus clientes do vírus - Bora lá? Curitiba
O novo coronavírus tornou-se uma pandemia e, em pouco mais de quatro meses, tem assustado e infectado muitas pessoas. A China, até o momento, foi o país com mais casos confirmados.
Além do contágio nos seres humanos e do momento de caos instalado no mundo, este vírus também “atingiu em cheio” a economia mundial.
Vários estabelecimentos foram fechados e tiveram suas atividades suspensas, como foi o caso das escolas, estádios de futebol (que tiveram campeonatos inteiros cancelados).
Além disso, restaurantes, barzinhos e algumas cafeterias também precisaram fechar as portas em alguns países da Europa.
Aqui no Brasil, poucos estabelecimentos estão paralisando suas atividades, mas, vale frisar que isto não quer dizer que não seja preciso tomar medidas de precaução para evitar o contágio que acontece de forma rápida. É preciso entender um pouco sobre o novo coronavírus para saber como prevenir o contágio.
O que é o coronavírus?
O coronavírus é um grupo de vírus que causam infecções respiratórias e que se espalham rapidamente, além de sofrerem mutações aleatórias, o que aumenta a contaminação em humanos, segundo as informações do Ministério da Saúde.
Este vírus surgiu em 1930, mas foi em dezembro de 2019 que um dos vírus que compõem este grupo, o Covid-19, começou seu contágio em uma pequena cidade da China.
A origem do vírus vem do contato com animais como morcegos e roedores que, após sofrer mutações, infecta seres humanos que mantiveram proximidade com essas espécies.
Quais os sintomas do novo coronavírus?
Os sintomas mais comuns são: tosse seca, febre, cansaço e dificuldade respiratória.
Entretanto, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), outros sintomas podem aparecer. De maneira leve, a pessoa infectada pode sentir ainda: dores no corpo, inflamação na garganta ou diarréia.
Porém, sintomas como: insuficiência renal e síndrome respiratória são considerados os mais graves e devem ser atendidos com urgência.
Como ocorre a contaminação?
Os fatores de contaminação e propagação do vírus são poucos, mas suficientes para que este vírus tenha se tornado uma pandemia, dada a sua facilidade de mutação e grau de contágio.
Pode haver contaminação através:
1. do ar: pelas gotículas de saliva que são transmitidas pelo espirro, tosse ou até mesmo em uma conversação;
2. por contato: abraços, beijos no rosto ou aperto de mão também são fontes de contágio. Isto porque, após o contato com as gotas salivares, a boca, os olhos e o nariz podem ficar totalmente contaminados;
3. superfícies não higienizadas: o novo coronavírus pode ficar até 10 dias em determinadas superfícies, o que pode auxiliar na transmissão caso elas não sejam higienizadas corretamente com álcool em gel 70%, como o indicado.
Como é possível proteger seu restaurante?
Mediante a situação atual do país com novos casos confirmados a cada dia, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) emitiu um guia prático para que restaurantes e bares aumentem seus cuidados com a higiene e com a conduta que deve ser seguida nos estabelecimentos.
Entre tantas notícias espalhadas pelo mundo sobre a transmissão do Covid-19, a principal é de que a contaminação ocorre por meios respiratórios e, até o momento, não foi comprovado que o novo coronavírus pode ser transmitido através de alimentos.
A prevenção deste vírus é simples, já que a prática de lavar bem as mãos e cobrir o rosto quando for espirrar ou tossir faz parte do dia-a-dia tanto da cozinha quanto do salão.
Mas existem outras práticas que podem – devem! – ser adquiridas para deixar sua clientela mais segura e seu restaurante protegido do Covid-19.
Por exemplo:
- trocar os sabonetes líquidos comuns dos banheiros, por sabonetes antissépticos;
- “espalhar” potes de álcool em gel 70% por todo o restaurante, inclusive na cozinha e nos banheiros;
- talheres, pratos, copos e mesas devem ser esterilizados após cada utilização e, quando sujos, devem ser recolhidos das mesas por garçons protegidos com luvas;
- letreiros com comunicados para os clientes devem ser distribuídos pelo salão, assim como no banheiro, cartazes ensinando e instruindo que todos lavem bem as mãos antes de voltarem para suas mesas; e
- o restaurante deve estar bem arejado e os filtros do ar condicionado precisam estar em bom estado de conservação.
Vale ressaltar que, por enquanto, os apertos de mãos entre funcionários e clientes devem ser suspendidos. Cumprimentos devem ser feitos de outra maneira que evite o contato.
Não se preocupe! Seus clientes vão compreender o motivo e vão se sentir mais tranquilos com essas práticas.
Com essas medidas preventivas, seu restaurante se manterá firme diante desta pandemia, mas lembre-se de que é preciso redobrar a atenção com a equipe e também com os clientes.
Fonte: Oi Menu