Coronavírus Curitiba: pessoas com sintomas respiratórios devem ligar para o SAMU
O primeiro procedimento a ser tomado por quem suspeitar estar infectado pelo novo coronavírus em Curitiba é ligar para o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). (Veja outros números abaixo)
A orientação foi dada pela secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12).
“Na dúvida, as pessoas devem ligar para o SAMU 192. Nós estamos com uma equipe preparada, recebendo telefonemas porque a gente não quer que as pessoas se desloquem desnecessariamente. O que a gente pede é que nesse momento as pessoas, na dúvida liguem, aí elas vão receber a orientação se devem ou não ir até o serviço de saúde. E, se a pessoas, está com estado gripal, aí sim, a gente recomenda não ir pra escola, não ir pra faculdade, não ir para o trabalho, pegar transporte público, evitar sair, mas não há motivos para a gente fechar tudo”, explica.
O primeiro atendimento por telefone é essencial para que pacientes não infectados pelo novo coronavírus não lotem os hospitais da capital, atrapalhando assim o tratamento dos casos de Covid-19.
“Não recomendamos que as pessoas procurem diretamente os hospitais, os hospitais, eles são retaguarda na medida em que as pessoas estão buscando diretamente o hospital, tira o foco daquela equipe. Curitiba tem 111 Unidades de Saúde e UPAs, esses são os locais que as pessoas devem procurar em primeiro momento. Se precisar uma internação, eventualmente, aí sim, mas é por meio desse sistema da UPA ou da unidade que a gente vai encaminhar ao hospital”, pontua.
O que fazer se achar que estou infectado?
- ligar para o 192 ou outros números indicados pela Secretaria municipal da Saúde de Curitiba;
- caso os atendentes informem a necessidade de um atendimento médico, o paciente com suspeita do novo coronavírus deve se dirigir até uma Unidades de Saúde ou até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
- somente após o atendimento na Unidade de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é que os médicos decidirão pela necessidade de encaminhamento a um hospital ou não.
Durante a entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou que o Paraná é um dos estados mais preparados do Brasil para enfrentar a epidemia do Covid-19, mas para que a estrutura pública dê conta de todos os atendimentos é imprescindível que a população siga o plano feito pela administração e evite ir até os hospitais, sem antes ser encaminhado.
“Por isso, a necessidade de deixar quadros mais leves, mais brandos, nas Unidades Básicas de Saúde, os nossos Postos de Saúde ou nas Unidade de Pronto Atendimento, as UPAs. Deixando os hospitais, efetivamente como segunda linha de ação”, pontuou
TIRE DÚVIDAS: Coronavírus: causa, transmissão, sintomas, tratamento e prevenção
Telefones úteis:
A Sesa ressalta que o 192 vale apenas para Curitiba, no entanto, os outros três atendem todo o Paraná.