Coronavírus: máscaras são produzidas por impressão 3D em faculdades de São José dos Pinhais

por Thamany
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 7 abr 2020, às 00h00.

Para contribuir no combate ao COVID-19, toda iniciativa importa. Por isso, uma equipe das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais está confeccionando máscaras faciais utilizando impressoras 3D disponíveis no FABLAB da instituição. As máscaras produzidas são para utilização por profissionais de unidades de saúde do município.

“Chegamos em um momento em que nem mesmo os fornecedores tradicionais têm esse tipo de equipamento para utilização no combate ao novo coronavírus. Por isso, é importante que o setor de inovação contribua de alguma forma e estamos fazendo a nossa parte”, comenta Alessandro de Castro, gerente de unidade de negócios e diretor das Faculdades da Indústria de São José dos Pinhais.

Duas mil máscaras faciais serão impressas

A ação está sendo realizada em conjunto com indústrias instaladas no município que uniram suas forças às Faculdades da Indústria de São José dos Pinhais. Assim, serão produzidas 2 mil máscaras necessárias para atender a demanda da cidade. No total, são 9 impressoras dedicadas à produção.

“Nosso trabalho começou na última segunda-feira (30) e até o dia 2 conseguimos confeccionar 200 máscaras. Estes equipamentos já estão sendo utilizados por alguns profissionais da saúde no município. No setor de inovação, nosso princípio é a colaboração”, comenta Alessandro.

As máscaras estão sendo produzidas com insumos das Faculdades, das empresas que estão participando deste projeto colaborativo e também com materiais fornecidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais.

Além da impressão de máscaras que já está sendo feita, o diretor das Faculdades da Indústria ainda conta que estão sendo realizados outros testes na unidade, de opções que façam com que a fabricação desses itens tenha custo menor e seja mais rápida.

“Estamos fazendo testes com um equipamento que se chama Vacuum Forming, no qual se coloca uma forma em uma chapa de plástico e, por meio do vácuo, a máquina faz com que a chapa ganhe o formato do molde”, explicam Iury Teixeira e Luis Felipe Ortega, técnicos das Faculdades da Indústria que estão trabalhando no projeto. Para os testes, estão sendo usados materiais já disponíveis na unidade.

Impressão de suportes para máscaras em Londrina

Em Londrina, outra equipe das Faculdades da Indústria está desenvolvendo ação semelhante, confeccionando suportes para máscaras faciais, também com impressora 3D. A ação faz parte de uma iniciativa realizada em conjunto com outras entidades do município, que junto com a Faculdade da Indústria Senai, já produziram cerca de 400 suportes em uma semana, somando-se todas as impressoras em funcionamento.

No entanto, em breve a unidade de Londrina também deve começar a produzir máscaras completas, com insumos que devem vir por meio de uma campanha do Colégio Sesi Internacional de Londrina.

Makers e empresas que queiram colaborar com a iniciativa podem entrar em contato com as Faculdades da Indústria de São José dos Pinhais pelo e-mail fablabsjp@sistemafiep.org,  telefone (41) 2104-6888 ou WhatsApp: (41) 99806-9772.