Coronavírus: Prefeitura de Curitiba fecha bar e loja por aglomeração durante pandemia

por Gabriel Azevedo
com informações da Prefeitura de Curitiba
Publicado em 3 maio 2020, às 00h00.

A Prefeitura de Curitiba fechou um bar no bairro Água Verde e uma loja de móveis no Novo Mundo por não atenderem as determinações da resolução municipal que trata das medidas de prevenção à covid-19. Os dois espaços descumpriam normas para evitar aglomerações.

“É de responsabilidade do proprietário cumprir os protocolos emitidos pelas autoridades sanitárias neste momento e garantir tanto a segurança da sua equipe quanto dos clientes”, destaca a diretora de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho.

A ação, que contou com equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, começou às 15 horas e seguiu até o início da noite deste sábado (2). Ao todo, 13 estabelecimentos foram fiscalizados.

Além dos dois espaços cujas atividades foram paralisadas, outros três receberam notificações devido a irregularidades no alvará. Sete estabelecimentos estavam sem atividades no memento da averiguação e um estava totalmente adequado à legislação.

Notificações

Foram notificados um bar na rua Prudente de Moraes, por obstrução da área de passeio; uma boate na Conselheiro Laurindo, por necessidades de adequação no alvará; e um bar na Desembargador Ermelino de Leão, também por obstrução da área do passeio.

Foi o segundo final de semana com Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). No anterior, nove bares e lanchonetes foram fiscalizados nos bairros Centro, Mercês, Juvevê e São Francisco. Um deles, na Rua Conselheiro Carrão, no Juvevê, foi fechado.