Coronavírus: problemas com testes podem ser notificados à Anvisa

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência Brasil
Publicado em 11 maio 2020, às 00h00.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), qualquer problema com testes de coronavírus devem ser notificados ao órgão, que explica que o objetivo é de manter o monitoramento contínuo dos produtos, visando a garantia da sua qualidade, segurança e eficácia.

Coronavírus: problemas com testes devem ser denunciados. Veja como fazer!

Conforme a Anvisa, a prática é essencial pois depois de recebidas e organizadas, as informações formam um banco de dados.

“Serve de subsídio para o planejamento e a execução de ações de inspeção, fiscalização e coleta de amostras para análises”, disse o órgão.

Dessa maneira, a Agência dispõe de ferramentas para que os relatos sejam feitos de forma correta, de acordo com o tipo de regularização do produto e também com o tipo de notificação.

A Agência conta com uma área exclusiva no portal com orientações e canais para o registro de notificações de queixas técnicas de produtos para a saúde.

As informações devem ser inseridas no Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária (Notivisa). Para preencher corretamente, basta seguir as instruções do Manual do Usuário para notificação de queixa técnica de kit para diagnóstico in vitro.

Denúncias até então

Mais de 120 pedidos de problemas com testes do coronavírus, incluindo testes rápidos, foram avaliados pela Anvisa desde o dia 18 de março.

A relação de produtos regularizados para detecção da covid-19 é atualizada diariamente e pode ser consultada no portal da Anvisa.