Corredor passa mal e morre durante prova em decorrência da ‘doença da urina preta’

Publicado em 24 jan 2024, às 15h06. Atualizado às 15h10.

Um corredor de 50 anos morreu nesta quarta-feira (24) em Caruaru (PE). A situação aconteceu após Dorgival Celerino do Nascimento passar mal durante uma prova realizada no domingo (21). O atleta apresentou sinais de rabdomiólise – doença que pode alterar a cor da urina para tonalidades escuras. As informações são da TV Asa Branca.

Durante a corrida em Gravatá (PR), Dorgival começou a apresentar sintomas adversos e precisou de atendimento médico. Após ser inicialmente tratado em uma unidade de saúde local, o corredor foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, no dia seguinte. Dorgival foi admitido com um diagnóstico de infarto e encaminhado à UTI em estado grave.

Em seguida, profissionais de saúde observaram sinais de rabdomiólise – síndrome caracterizada pelo colapso das fibras musculares, levando à liberação de substâncias prejudiciais na corrente sanguínea. Uma das manifestações clínicas é a alteração na cor da urina para tonalidades escuras, como o preto mencionado no caso de Dorgival.

O corredor não conseguiu concluir a prova devido às complicações de saúde e não resistiu ao quadro clínico.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando