Covid-19: Curitiba faz repescagem para crianças nascidas em 2010 e 2011
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba divulgou, nesta quarta-feira (2), que fará repescagem da vacinação contra a Covid-19 para as crianças nascidas em 2010 e 2011.
Segundo estimativas da SMS, há cerca de 29 mil crianças que já foram chamadas, mas não puderam comparecer na data da primeira aplicação. A repescagem é uma oportunidade para que esse grupo receba a vacina.
Cronograma
A repescagem será organizada por período de nascimento. Na sexta-feira (4), a primeira dose será para as crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho de 2010 e no sábado (5) serão vacinas as nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2010 e todo o ano de 2011.
Mais pontos de vacinação
Com expectativa de público maior para o sábado, a SMS irá ampliar os pontos de vacinação. Serão 27 locais com atendimento das 8h às 17h. Os endereços serão atualizados no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação” .
Na sexta-feira, o atendimento continuará nas dez unidades de saúde exclusivas para vacinação infantil contra a Covid-19.
A SMS destaca que, nestas datas, só poderão receber a primeira dose da vacina o público convocado. Crianças das demais idades devem aguardam o novo cronograma.
A ampliação para outras faixas etárias e a convocação de nova repescagem varia conforme o estoque de imunizantes pediátricos ou da chegada de novas remessas.
Orientação
A recomendação da SMS é que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já – ação que agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.
No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável. Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.
Importante
A vacina contra a Covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é que haja um intervalo de 15 dias entre as vacinas.
Crianças que testaram positivo para a infecção pelo coronavírus devem aguardar um intervalo de 30 dias após a data de início dos sintomas para receber o imunizante.
A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.