Covid-19: Primeira professora vacinada em Londrina trabalha em salas de aula há 25 anos
Na tarde de quarta-feira (12), Londrina, norte do Paraná, iniciou a vacinação de profissionais da educação, entre 59 e 55 anos. A primeira professora a receber a dose foi Neila da Silva Biazotto, que trabalha há 25 anos na rede municipal.
Profissionais da educação entraram no agendamento da imunização no dia 5 de maio, junto aos assistentes sociais e pessoas com deficiência que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neila, que tem 59 anos, contou que estava trabalhando quando recebeu a notícia que seria vacinada
“Eu fiquei muito feliz e muito emocionada. […] Apesar de tudo, vamos ter que continuar nos cuidando. A gente sabe que esse é o primeiro passo, mas é o primeiro passo de uma grande vitória para a nossa saúde”,
disse a professora Neila, em entrevista coletiva.
O secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado, explicou que a vacinação foi programada conforme análise dos bancos de dados e planilhas fornecidas pelas instituições de ensino. São 821 professores que se encaixam nos critérios para já receberem as doses nesta primeira fase. O agendamento é feito pelo site da prefeitura.
A expectativa é que com o início da imunização, escolas da rede pública possam voltar a funcionar, em breve. Este retorno deve ser marcado por mudanças de hábitos, principalmente pelo fato de atender público de 0 a 18 anos, que não receberá doses por enquanto. Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária da educação de Londrina, informou que, no total, são 25 mil professores que poderão ser vacinados.