Covid-19: Primeira professora vacinada em Londrina trabalha em salas de aula há 25 anos

por Bruna Melo
com informações do N.Com
Publicado em 13 maio 2021, às 11h14.

Na tarde de quarta-feira (12), Londrina, norte do Paraná, iniciou a vacinação de profissionais da educação, entre 59 e 55 anos. A primeira professora a receber a dose foi Neila da Silva Biazotto, que trabalha há 25 anos na rede municipal. 

Profissionais da educação entraram no agendamento da imunização no dia 5 de maio, junto aos assistentes sociais e pessoas com deficiência que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neila, que tem 59 anos, contou que estava trabalhando quando recebeu a notícia que seria vacinada

“Eu fiquei muito feliz e muito emocionada. […] Apesar de tudo, vamos ter que continuar nos cuidando. A gente sabe que esse é o primeiro passo, mas é o primeiro passo de uma grande vitória para a nossa saúde”,

disse a professora Neila, em entrevista coletiva.

O secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado, explicou que a vacinação foi programada conforme análise dos bancos de dados e planilhas fornecidas pelas instituições de ensino. São 821 professores que se encaixam nos critérios para já receberem as doses nesta primeira fase. O agendamento é feito pelo site da prefeitura.

A expectativa é que com o início da imunização, escolas da rede pública possam voltar a funcionar, em breve. Este retorno deve ser marcado por mudanças de hábitos, principalmente pelo fato de atender público de 0 a 18 anos, que não receberá doses por enquanto. Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária da educação de Londrina, informou que, no total, são 25 mil professores que poderão ser vacinados.