Crise do coronavírus é um desafio para as marcas
A pandemia de coronavírus deve deixar reflexos na economia mundial e acima de tudo afetar diversos setores.
Na publicidade, não é diferente: já tem alterado o comportamento dos consumidores, marcas já adotaram novos desafios e ações para se posicionar e até contribuir para a conscientização contra a doença.
Segundo a Professora do curso de Publicidade e Propaganda da FECAP Iná Futino Barreto, ainda é cedo para avaliar, como e por quanto tempo as mudanças trazidas pelo coronavírus impactarão em nossa forma de consumir.
E, apesar do momento desafiador, há como enxergar oportunidades na crise.
Empresas que necessitam de isolamento social
Ela cita, por exemplo, empresas de tecnologia ou que ofereçam produtos on-line, pela própria necessidade de isolamento social.
“Há muitas mudanças no mercado. Estamos vivendo uma transformação absurda e muito pouco se sabe como reagir. Opina
Outra mudança positiva é o engajamento de grandes empresas no combate à pandemia. As ações das marcas são formas de conscientização.
Bem como o Mercado Livre que alterou o aperto de mão de seu logo para uma imagem de dois cotovelos se tocando, em alusão à proibição de contato físico para evitar a transmissão do vírus.
O MC Donalds fez alusão parecida, separando as ‘duas pernas’ do seu ‘M’) até doações de álcool em gel e respiradores para hospitais (exemplos da Ambev e Magazine Luíza) e sabonetes e produtos de higiene (como fizeram Avon e O Boticário).
Segundo ela, as ações práticas são mais bem-vistas pelo consumidor e têm maior impacto no posicionamento de imagem.
“Qualquer tipo de ação e ajuda que traga luz sobre o coronavírus é bem-vinda.
A professora ainda alerta para a importância de manter a marca ativa.
“Uma vez que não estou capaz de oferecer o serviço como estava acostumado a fazer, é importante manter contato com consumidor e público-alvo da forma como for possível”. diz a professora
Lives aproximam consumidores e geram interação com o público
Uma opção para se manter mais próximo do consumidor é usar a internet. Portanto exemplos disso são figuras públicas, celebridades e artistas.
Além disso muitos cantores, com as agendas totalmente travadas por conta das restrições de público em eventos com grande concentração de pessoas, têm feito lives nas redes sociais para manter a interação com os fãs.