Crise do coronavírus é um desafio para as marcas

por Ana Beatriz
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 8 abr 2020, às 00h00.

A pandemia de coronavírus deve deixar reflexos na economia mundial e acima de tudo afetar diversos setores.

Na publicidade, não é diferente: já tem alterado o comportamento dos consumidores, marcas já adotaram novos desafios e ações para se posicionar e até contribuir para a conscientização contra a doença.

Segundo a Professora do curso de Publicidade e Propaganda da FECAP Iná Futino Barreto, ainda é cedo para avaliar, como e por quanto tempo as mudanças trazidas pelo coronavírus impactarão em nossa forma de consumir.

E, apesar do momento desafiador, há como enxergar oportunidades na crise.

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(Foto: Pixaby)

Empresas que necessitam de isolamento social

Ela cita, por exemplo, empresas de tecnologia ou que ofereçam produtos on-line, pela própria necessidade de isolamento social.

“Há muitas mudanças no mercado. Estamos vivendo uma transformação absurda e muito pouco se sabe como reagir. Opina

Outra mudança positiva é o engajamento de grandes empresas no combate à pandemia. As ações das marcas são formas de conscientização.

Bem como o Mercado Livre que alterou o aperto de mão de seu logo para uma imagem de dois cotovelos se tocando, em alusão à proibição de contato físico para evitar a transmissão do vírus.

O MC Donalds fez alusão parecida, separando as ‘duas pernas’ do seu ‘M’) até doações de álcool em gel e respiradores para hospitais (exemplos da Ambev e Magazine Luíza) e sabonetes e produtos de higiene (como fizeram Avon e O Boticário).

Segundo ela, as ações práticas são mais bem-vistas pelo consumidor e têm maior impacto no posicionamento de imagem.

“Qualquer tipo de ação e ajuda que traga luz sobre o coronavírus é bem-vinda.

A professora ainda alerta para a importância de manter a marca ativa.

“Uma vez que não estou capaz de oferecer o serviço como estava acostumado a fazer, é importante manter contato com consumidor e público-alvo da forma como for possível”. diz a professora

Lives aproximam consumidores e geram interação com o público

Uma opção para se manter mais próximo do consumidor é usar a internet. Portanto exemplos disso são figuras públicas, celebridades e artistas.

Além disso muitos cantores, com as agendas totalmente travadas por conta das restrições de público em eventos com grande concentração de pessoas, têm feito lives nas redes sociais para manter a interação com os fãs.