Curitiba completa chamada de crianças de 3 e 4 anos para 2ª dose da vacina anticovid

por Thiago Fedacz Anastacio
Com informações de Prefeitura de Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 26 ago 2022, às 18h56.

Curitiba completa a chamada de crianças de três a quatro anos para a 2ª dose da vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (30). As crianças que nasceram entre janeiro e dois de agosto de 2019, que receberam a primeira dose entre os dias 1º e dois de agosto, podem ser levadas às unidades de saúde para complementarem o esquema vacinal anticovid.

A convocação para a 2ª dose desse grupo começou no dia 22 de agosto. O cronograma foi organizado de forma escalonada, conforme a data em que foi aplicada a 1ª dose do imunizante. A vacina utilizada para essa faixa etária é fabricada pela Coronavac e o intervalo recomendado de 28 dias entre as doses foi respeitado pelo cronograma.

A vacina pode ser recebida em 106 unidade de saúde da Capital, das 8h às 17h. A data para a segunda aplicação pode ser consultada pelo aplicativo e site Saúde Já Curitiba.

Cronograma da 2ª dose de Coronavac para as crianças

Segunda-feira (29): vacinados com 1ª dose de Coronavac até o dia 1º de agosto
Terça-feira (30): vacinados com 1ª dose de Coronavac até o dia dois de agosto

Repescagem para demais grupos

Para aqueles que foram anteriormente convocados, Curitiba continua com a repescagem para imunização. Confira para quais grupos a vacinação está disponível:

  • 1ª dose para todos com três anos completos ou mais;
  • 2ª dose para todos com três anos completos ou mais;
  • 1º reforço para todos com 12 anos ou mais;
  • 2º reforço para imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose;
  • 3º reforço*para pessoas imunossuprimidas 18 anos ou mais e pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal.

Vale lembrar que para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado. O período varia de acordo com a marca do imunizante recebido anteriormente e o grupo que a pessoa faz parte.

Vacinação simultânea

A Prefeitura de Curitiba também está ofertando a vacina contra a gripe (vírus influenza), pólio e sarampo, que podem ser aplicadas de forma simultânea, no mesmo dia. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Imunização podem ser recebidos caso estejam em atraso. Para saber qual vacina está pendente, é possível consultar a lista pelo aplicativo e site Saúde Já Curitiba, clicando na aba “Carteira de Vacinação” e no item “Pendentes”.

Vale lembrar que pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que esperem por uma melhora completa antes de irem às unidades de saúde para receberem os imunizantes.