Curitiba e Região Metropolitana registram mais três mortes por dengue
Região contabilizava apenas um óbito até o boletim semanal anterior
O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comprova o agravamento da incidência de dengue no Paraná. Em apenas uma semana foram confirmados mais 38 óbitos causados pela doença. Curitiba e Região Metropolitana registraram mais três mortes por dengue nesse levantamento.
Um dos fatores preocupantes é que duas dessas vítimas fatais na região não apresentavam comorbidades. Ou seja, a morte foi provocada exclusivamente pela dengue. Os óbitos foram de uma mulher de 49 anos, moradora de Curitiba, e de uma jovem de 29 anos, moradora de Pinhais. Já a outra morte confirmada na capital é de uma idosa de 75 anos que tinha diversas comorbidades.
Os números comprovam o avanço da doença na capital e nas cidades vizinhas. Até o boletim anterior, a Regional de Saúde Metropolitana registrava apenas uma morte causada pela dengue. Além das mortes, o aumento do número de casos da doença confirmados na regional também preocupa. Desde o início do período epidemiológico, em julho de 2023, já são 9.412 casos contabilizados em Curitiba e Região Metropolitana.
Paraná contabiliza 277 mortes pela dengue
Os dados da doença em todo o estado são ainda mais preocupantes. O boletim da Sesa confirma que já são 277 mortes causadas pela dengue no Paraná, 38 a mais que o levantamento anterior. Esses novos óbitos registrados ocorreram entre 16 de março e 2 de maio. São 13 homens e 25 mulheres com idades entre 1 dia e 96 anos, residentes em 16 municípios.
Apesar do aumento do número de óbitos na capital, as cidades que registram mais mortes são Londrina e Cascavel, com 29 em cada. Toledo, com 20 mortes; Apucarana, com 16; Cornélio Procópio e Rolândia, com 11 cada, vêm na sequência.
O boletim confirma 27.627 novos casos da doença em todo o estado. Com isso, o total de casos confirmados de dengue no Paraná é de 359.431. Além desses, outros 309.870 possíveis casos ainda são investigados.
Londrina é a cidade com mais casos da doença, totalizando 24.631 registros. Cascavel (23.328), Maringá (17.971), Apucarana (17.522) e Francisco Beltrão (13.690) fecham a lista das cinco cidades mais afetadas. Além disso, de todos os 399 municípios do Paraná, apenas Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, não tem nenhum caso confirmado.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui