Curitiba imuniza mais de 3 mil pessoas nas primeiras horas da Mega Vacinação

por Redação RIC.com.br
com informações da Agência Estadual de Notícias
Publicado em 20 nov 2021, às 14h44. Atualizado às 14h49.

A campanha Mega Vacinação do Ministério da Saúde começou neste sábado (20) e segue até a próxima sexta-feira (26). Curitiba foi uma das seis cidades do país escolhida para a ação. Nas primeiras três horas do início da campanha, 3.077 pessoas já haviam sido imunizadas com segunda dose ou dose de reforço na capital.

O mutirão acontece também no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Salvador. O objetivo da mobilização é incentivar quem não voltou aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou dose de reforço contra a Covid-19.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que sempre defendeu a importância da imunização completa e depois o reforço da vacina, faz um apelo aos paranaenses:

“Quem está com a dose atrasada ou está na hora da dose reforço, devem vir até aos pontos de vacinação durante a semana. A vacina está nos ajudando a reduzir os óbitos no Estado e derrubar o número de novos casos da Covid-19”,

pediu o secretário.

No Paraná729 mil pessoas não voltaram aos postos de saúde para a segunda dose. Foram aplicadas 16.940.760 vacinas contra a Covid-19 no Estado e 7.382.916 já estão imunizadas, com a D2 ou dose única. nacionalmente, 21 milhões de brasileiros que não completaram o ciclo desde o início da vacinação em massa. E há 9,3 milhões de brasileiros aptos a tomarem a dose reforço.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo, tem 4,1 milhões de pessoas que não tomaram a segunda dose; e Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões, são os estados que mais possuem brasileiros nessa situação. Entre os que não compareceram, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos.

Secretário de Atenção Primária à Saúde do Governo Federal, Raphael Parente explicou a necessidade de as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, antes como dose única, também recorrerem à segunda dose deste imunizante.

“Já chegaram ao Brasil as novas doses da Janssen para a segunda aplicação durante a campanha da Mega Vacinação. A partir da próxima semana, já estarão disponíveis”,

afirmou Parente.