Curitiba vai abrir mais leitos de UTI para tratar pacientes com coronavírus

Publicado em 7 jul 2020, às 10h48.

Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito Rafael Greca usou a sua página no Facebook para afirmar que Curitiba vai abrir hoje mais dez leitos de UTI SUS para tratar pacientes com coronavírus no Hospital Evangélico Mackenzie.

“Mesmo vivendo o momento mais grave da pandemia de Covid-19 – com apenas 34 leitos de UTIs livres ontem – prosseguimos na nossa determinação de não deixar faltar nada à nossa gente”, disse o prefeito.

Curitiba ganha mais dez leitos para pacientes com coronavírus; número total de vagas é de 271

De acordo com Rafael Greca, no dia 3 foram abertos dez novas UTIs SUS no Hospital Vitória, chegando a 261 vagas.

Agora, com as dez novas UTIs exclusivas o número de vagas para tratar pacientes com a Covid-19 chega a 271.

Além disso, na sexta (10), o prefeito afirma que serão abertos mais 20 leitos clínicos e 20 leitos de UTIs no Instituto de Medicina do Paraná, somando 291 UTIs.

Para o dia 15 de julho, Rafael Greca já confirmou a abertura de mais 40 leitos clínicos e mais 30 novas UTIs no mesmo Instituto de Medicina do Paraná, que agora é operado pela Santa Casa de Misericórdia.

Chegaremos a 321 UTIs SUS. Isto fecha a conta que anunciei de até 1088 leitos de UTIs para todas as doenças , sendo 321 UTIs SUS exclusivas para Covid. Somos a única Cidade da Região Metropolitana de Curitiba a abrir novos leitos hospitalares, clínicos e de UTIs”, comemora Greca.

Ainda conforme Greca, a abertura de novos leitos para tratar pacientes com coronavírus em Curitiba só foi possível porque a capital ganhou 50 respiradores do Ministério da Saúde do Brasil.

“Estamos pedindo mais – tanto ao Governo Federal, como ao Estadual – provisão de equipamentos – respiradores e monitores – para ampliar ainda mais nosso atendimento. Mais pudermos, mais faremos. Mas precisamos que a população, dentro do possível, pratique isolamento social. #FiquemEmCasa#BomDiaDoPrefeitoGrec a“.