Curitiba vistoria raio de 300 metros ao redor de casas de pacientes com dengue

Publicado em 2 mar 2024, às 14h19. Atualizado às 14h20.
POST 1 DE 2

Todo o Paraná está realizando o Dia D contra a dengue neste sábado (2). Vistoria aos focos do mosquito da dengue e conscientização à população estão entre as ações. E em Curitiba, a prefeitura adotou uma sistemática específica de combate ao mosquito aedes aegipty. Ao invés de fazer uma vistoria ampla, em toda a cidade, está vistoriando um raio de 150 a 300 metros ao redor de casas onde há notificação de pacientes com dengue.

Conforme a secretária municipal de saúde, Beatriz Batistella, a equipe identifica as casas onde há pacientes com dengue, conforme as notificações recebidas. Então fazem uma investigação no entorno, num diâmetro de 300 metros, para ver se há focos de mosquitos.

“Se ele pica uma pessoa infectada, 300 metros é o raio que o mosquito consegue voar. Então, neste trecho, a gente faz toda a orientação da população, eliminação dos focos que possam existir. E quando identifica um foco neste raio, abre-se um novo raio de 150 metros para identificar os mosquitos. Ou seja, nosso trabalho sempre é orientado a partir do caso notificado”, disse ela.

Curitiba já tem confirmou 426 pessoas com dengue, dos quais 72 são casos autóctones, ou seja, com pessoas que contraíram a doença na cidade mesmo, não foram viajar.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui