Guaratuba muda decreto e libera acesso ao calçadão aos finais de semana; praias continuam fechadas

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Prefeitura de Guaratuba
Publicado em 4 out 2020, às 10h52. Atualizado às 10h53.

Um novo decreto em Guaratuba, no litoral do Paraná, entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) após a atualização dos útimos 14 dias de casos de coronavírus no município.

No documento, a Prefeitura de Guaratuba reforçou a responsabilidade social de todo cidadão, comércio e prestadores de serviço no combate ao coronavírus, além de flexibilizar algumas restrições para a retomada gradual das atividades.

De acordo com o novo documento, a taxa de transmissão da covid-19 nos últimos 14 dias se manteve inferior a um, o que indica uma desacelração do número de casos.

Além disso, de acordo com a 1ª Regional de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos vem se mantendo abaixo de 32%.

Veja regras do novo decreto em Guaratuba

A partir do documento, o calçadão da orla de Guaratuba foi liberado aos finais de semana e feriados para atividades físicas, desde que com o uso de máscaras e que não haja aglomeração.

O acesso à faixa de areia e a água a partir das 18h de sextas, sábados, domingos e feriados permanece proibido. Areia e água estão liberadas de segunda-feira até as 18h de sexta.

Conforme Gabriel Modesto, secretário de Saúde do município, equipes da prefeitura vão orientar quem estiver no calçadão e na praia. Quem insistir em permanecer na faixa de areia aos finais de semana pode receber uma multa de até R$ 2 mil.

Hotéis, pousadas e similares podem ocupar, nos finais de semana e feriados, 70% de sua capacidade, voltando a 30% nos dias de semana e mantendo a obrigação de quarentena de 72 horas nos quartos após serem desocupados.

Por fim, está permitida a prática de esportes coletivos como basquetebol, voleibol, handebol, futebol de campo ou de salão nas quadras particulares sob regras estritas.

Quer conferir o decreto de Guaratuba na íntegra? Clique aqui!