Dermatite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Publicado em 19 fev 2024, às 06h00. Atualizado em: 5 fev 2024 às 11h35.

Pele coçando, vermelha e com feridas. Dermatite é o termo utilizado para falar sobre estas inflamações. Fatores diferentes podem causá-la, variando de paciente para paciente. De acordo com a Dra. Denise Camilios Cossiolo, dermatologista, os tipos mais comuns que chegam aos consultórios são dermatite de contato, dermatite atópica e dermatite seborreica. Mas você sabe a diferença entre elas?

Dermatite de contato

A dermatite de contato é mais conhecida como “alergia”. A médica, que é cooperada da Unimed Londrina, explica que ela acontece quando uma substância entra em contato com a pele e causa uma reação.

Os sintomas incluem dor, queimação no local e vermelhidão. Eles aparecem após contato, por exemplo, com produtos de limpeza, de beleza, químicos e perfumes.

Dermatite atópica

Dermatite atópica é conhecida pela coceira e também pela pele seca. No corpo, se manifesta principalmente nas dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos e pescoço.

A dermatologista esclarece que tem causas genéticas, mas pode ser agravada pelo calor excessivo, variações repentinas de temperatura, roupas de lã e banhos demorados, por exemplo. Além disso, o estresse pode ser um fator agravante.

Dermatite atópica é mais comum em crianças, mas adolescentes e adultos também podem apresentar sintomas.

Dermatite seborreica

A descamação da pele e a vermelhidão são os principais sintomas. As “feridas” surgem principalmente na sobrancelha, cantos do nariz e orelhas. É popularmente chamada de “caspa”, quando acomete o couro cabeludo.

Estresse, baixa temperatura, banhos quentes, uso de medicamentos e consumo de bebidas alcóolicas são alguns dos fatores que podem desencadear os sintomas.

A Dra. Denise Camilios Cossiolo explica que a dermatite seborreica não é contagiosa e tampouco causada por falta de higiene.

Tratamento para dermatite

Ao perceber sintomas, é fundamental buscar orientação de um profissional. “O mais importante é o paciente procurar um médico para que ele faça o diagnóstico correto e identifique o tipo de dermatite”, a dermatologista informa. Além das dermatites descritas nesta reportagem, existem outros tipos e todas precisam da análise de um médico.

Usar pomadas e corticoides sem prescrição médica pode agravar os sintomas da dermatite.

Entretanto, algumas medidas urgentes podem ser tomadas para aliviar os sintomas. No caso da dermatite de contato, descobrir qual é o agente causador e afastá-lo é um primeiro passo. Já as dermatites atópica e seborreica, em alguns pacientes, podem ser amenizadas por mudanças de hábitos.

Como evitar a dermatite

Manter a pele hidratada, manipular produtos químicos usando luvas e evitar banhos muito quentes são medidas que podem evitar a dermatite. Mas lembre-se de que cada caso possui uma orientação diferente.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando