Dia Nacional da Doação de Órgãos: mesmo líder em transplantes, PR tem grande fila de espera

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 27 set 2022, às 05h30. Atualizado em: 26 set 2022 às 23h39.

Cerca de 2,5 mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos no Paraná. Há alguns anos, o estado encabeça a lista dos que mais realizam transplantes no Brasil.

Leia também:

O dado foi divulgado pelo Sistema Estadual de Transplantes e representa a importância da Campanha de Setembro Verde, cujo objetivo é conscientizar a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Com mais de três mil órgãos transplantados em 22 anos, em Campina Grande do Sul, o Hospital Angelina Caron (HAC) é líder neste ranking. João Nicoluzzi, médico e responsável pelo serviço de transplantes do hospital, diz que o tema ainda é tabu na sociedade e que os números podem melhorar.

“Pelo menos nove pacientes morreram por dia à espera de um transplante no primeiro trimestre de 2022, segundo relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Enquanto isso, a lista de pacientes adultos e pediátricos em espera ultrapassou os 50 mil, um crescimento de 30,45% desde o início da pandemia. No Paraná, as doações caíram cerca de 22% em dois anos, de 209 entre janeiro e abril de 2020, para 162 no mesmo período deste ano”, explica Nicoluzzi.

Leia também:

Pelos efeitos da pandemia, houve uma suspensão dos atendimentos eletivos. Atualmente, cerca de 1600 pessoas aguardam um rim e mais de 1000 estão na fila de espera para transplante de córnea, no Paraná.

“A média no Paraná é de 36 doadores a cada milhão de habitantes, quase o triplo da média brasileira, de 13 a cada milhão de habitantes. Mas a pandemia mexeu nessas médias. E, infelizmente, a doação de órgãos ainda é um tabu na sociedade e os números têm muito o que melhorar diante da enorme demanda por parte de pacientes que precisam desse procedimento para ter uma vida saudável”, pontua Marmanillo.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.