É possível ter uma vida normal com diabetes?

Mesmo sem cura, com o tratamento adequado é possível levar uma vida normal tendo diabetes

por Lucas Novak
com supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 6 jun 2024, às 18h09.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue devido à deficiência na produção ou ação da insulina. Mesmo não tendo cura, é uma condição que tem controle e, com tratamento adequado, quem tem pode levar uma vida normal.

É possível ter uma vida normal com diabetes?
Monitoramento das taxas glicêmicas faz parte da vida de quem tem diabetes (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Como condição crônica, exige acompanhamento durante toda a vida para evitar complicações como problemas nos olhos, rins, pés, AVC e infarto. Conforme informações da Secretaria da Saúde (Sesa), são necessárias mudanças permanentes no estilo de vida.

Para isso, é importante focar em sete comportamentos: alimentação saudável, atividade física regular, monitoramento das taxas glicêmicas, adesão aos medicamentos, resolução de problemas, redução de riscos e adaptação saudável.

Ao levar uma vida normal com diabetes, uma dieta balanceada e supervisionada por um profissional de saúde, juntamente com exercícios físicos, ajudam a controlar a glicemia, reduzir o colesterol, a pressão arterial e o peso excessivo.

Além disso, a adesão aos medicamentos prescritos e a realização de exames regulares são cruciais para prevenir complicações. Por fim, a importância da motivação pessoal, estabelecimento de metas e conquistas, pode colaborar na adaptação bem-sucedida ao diabetes.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.