Ebola: OMS declara novo surto da doença
A Organização Mundial da Saúde informou que a República Democrática do Congo registrou um novo surto de ebola.
De acordo com o Ministério da Saúde congolês, seis casos foram notificados em Wangata, que fica localizado no noroeste do país. Este é o 11 surto de ebola no país desde que o vírus foi descoberto.
Adolescente morre em Wangata devido a doença
A região já está lidando com outras epidemias como o maior surto de sarampo do mundo. O país também atua numa resposta à pandemia de Covid-19.
Segundo o Ministério da Saúde congolês dos seis casos, quatro vieram a óbito. Uma das vítimas fatais é uma adolescente de 15 anos. Todas as pessoas que tiveram contato com as vítimas estão isoladas no Hospital em Mdanbaka.
A OMS regional está enviando suprimentos médicos. Mais 25 pessoas da OMS devem chegar à região nesta terça-feira (2).
O surto da doença que ocorreu em Kivu Norte, Kivu Sul e em Ituri estava acabando, tanto que no dia 14 maio, o Ministério da Saúde havia iniciado uma contagem regressiva para declarar o fim da doença na região.
Até 31 de maio, havia 3.195 casos de ebola incluindo 72 mortes. Desde 2019, o sarampo já matou 6.779 congoleses. Ao todo, foram notificados 369.520 casos.
O que é Ebola?
De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença pelo Vírus Ebola (DVE) é uma zoonose, cujo morcego é o reservatório mais provável.
Quatro dos cinco subtipos ocorrem em hospedeiro animal nativo da África. Acredita-se que o vírus foi transmitido para seres humanos a partir de contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinho