Emergências de Saúde Pública tem ações ampliadas para atuação rápida

As Emergências de Saúde Pública demandam emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos

por Redação RIC.com.br
com informações da AEN
Publicado em 22 maio 2024, às 21h06.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta quarta-feira (22), uma reunião institucional para estabelecer estratégias de organização de Emergências de Saúde Pública (ESP). A reunião envolveu cerca de 30 profissionais e aconteceu no auditório da Sanepar, em Curitiba.

Emergências de Saúde Pública tem ações ampliadas para atuação rápida
Cerca de 30 profissionais participaram da reunião. (Foto: Divulgação/Sesa-PR)

A princípio, as ESP são situações que demandam emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e de agravo à saúde durante certas situações. Estas podem ser epidemiológicas, como surtos e epidemias, de desastres ou de desassistência à população. 

De acordo com o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves, a reunião foi de extrema importância. “Precisamos aprimorar as práticas de detecção, notificação, investigação e resposta aos eventos e agravos de saúde pública para estabelecer as devidas intervenções e responsabilidades, oferecendo um atendimento eficaz à população diante dessas emergências”, afirmou.

Além disso, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, há um plano de construir uma Matriz de Responsabilidades para lidar com as Emergências de Saúde Pública. “A Matriz deve envolver todas as áreas da Secretaria, pois discutir de forma integrada as intervenções necessárias é crucial para estarmos preparados para garantir o atendimento em saúde da população”, relatou. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui