Enfermeiros aprovam paralisação de 24 horas em Curitiba e Região

Publicado em 17 set 2022, às 12h54. Atualizado às 13h06.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Sáude (Sindesc) aprovou uma paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (21) em Curitiba e Região. 

A assembleia on-line, com trabalhadores da área da enfermagem e dos mais de 4 mil profissionais que votaram, teve adesão de 98% pelo indicativo de greve por conta da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que formou maioria para acabar com o piso salarial da enfermagem. A justificativa da Corte é o impacto financeiro no orçamento para bancar o piso da categoria.

Segundo levantamento da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná, caso a medida aprovada pelo Congresso entre em vigor, o Estado pode perder 2.642 leitos, além de mais de 9.500 demissões por causa do  custo adicional de aproximadamente R$ 500 milhões.

(Reprodução)

Segundo o sindicato, as paralisações serão nos locais de trabalho e a data foi definida no Fórum Nacional de Enfermagem. A greve vai ocorrer nos serviços municipais, estaduais, particulares e filantrópicos.