Escolas particulares do Paraná perdem 30 mil alunos durante pandemia

por Gabriel Azevedo
Reportagem de Eduardo Scola, RIC Record TV Curitiba
Publicado em 9 maio 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h47.

Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão encontrando dificuldades para manter as mensalidades em dia. Nas últimas semanas, cerca de 30 mil estudantes deixaram o ensino particular no Paraná.

A inadimplência em relação as mensalidades gira em torno de 40%. O Paraná tem cerca 2.300 instituições de ensino privadas.

Um levantamento do Ministério Público do Paraná (MPPR) mostra ainda que o destino da maioria são às escolas públicas. Muitos pais disseram que não conseguiram sequer contato com o setor financeiro das instituições.

A principal reclamação das famílias é o peso de manter as mensalidades em dia. No caso de Robson, só conseguiu fazer acordo com a escola depois de buscar por um advogado.

“Descaso da escola em não nos atender, não abrir as portas para sentarmos e entender o que estava acontecendo deixou alguns pais desconfortáveis e dispostos a tirar os filhos das escolas”, comentou.

Na família de Estelina Alves, foi difícil encontrar um meio termo. “Ficamos à mercê e as escolas estão duras e irredutíveis”, disse ela. A saída foi trocar o período, ao invés de manter integral, meio período. “Pelo menos conseguimos manter com o mesmo padrão de qualidade do ensino”, disse a avó.

O sindicato que representa as escolas privadas tem conversado bastante com os dois lados, tanto com os pais, como com os empresários. Neste momento a dica é praticar o diálogo, primeiro porque o momento é difícil para os dois lados, segundo porque a expectativa é que a relação continue após a pandemia passar.

“Quando a gente fala do dialogo é sentar com o pai e mostrar como as coisas têm sido feitas. O cliente quer uma escuta, mas uma escuta de valor. Algumas escolas estão fechadas, mas temos feito esse movimento”, disse Esther Pereira, presidente do Sinepe-PR.

A Secretaria Estadual de Educação disse, em nota, que nos últimos três meses pelo menos sete mil alunos foram matriculados na rede pública. A secretaria garantiu que o Estado tem capacidade para suportar os alunos que estão chegando. Neste momento não é possível escolher a escola mais perto de casa, mas sim as que estão disponíveis. As informações sobre vagas estão no site www.pia.pr.gov.br.