Especialistas alertam sobre doenças sexualmente transmissíveis no carnaval

Publicado em 7 fev 2024, às 14h45. Atualizado às 14h54.

O carnaval está prestes a começar e neste período é muito importante reforçar os cuidados para evitar a transmissão de doenças entre os foliões. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu um alerta sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as festividades carnavalescas.

Em 2023, foram identificados 2.243 novos casos de HIV e 834 de Aids no Paraná, segundo dados da Sesa. Como prevenção, o órgão distribuiu 840 mil preservativos, 100 mil géis lubrificantes, 4,5 mil autotestes para diagnóstico de HIV e 32,5 mil testes de HIV/Sífilis e hepatites virais para os 399 municípios do Paraná. “Queremos que os paranaenses possam aproveitar esse feriado com muita alegria, diversão e principalmente segurança, evitando as ISTs”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso, reforça também a importância de procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo e solicitar um teste em caso de suspeita de alguma doença. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui