Especialistas detectam possível nova variante da Ômicron em criança de 3 anos
Uma nova variante da Ômicron foi detectada em uma criança de 3 anos pelo laboratório Dasa, localizado no estado de São Paulo. A criança está bem, contudo, uma notificação sobre o caso foi emitida às autoridades.
Segundo registros do Gisaid, plataforma que disponibiliza dados genéticos do coronavírus, a amostra não foi identificada em nenhum outro lugar do mundo. A amostra da criança foi coletada no dia 16 de fevereiro de 2022. O resultado apresentou compatibilidade com a SARS-CoV BA.2.
De acordo com o virologista da Dasa, José Eduardo Levi, a família não viajou para fora do país, o que indica que a transmissão ocorreu no Brasil.
- Leia também:
“A criança passa bem. De qualquer forma, até o momento podemos afirmar que a subvariante não causa sintomas diferentes dos da Ômicron”,
afirmou Levi.
Segundo os especialistas, caso essa recombinação tenha viabilidade biológica, ela pode infectar outras pessoas e pode gerar uma nova pandemia.
A Secretaria de Estado da Saúde informou em nota, que foi notificada e o caso está em investigação epidemiológica pela prefeitura da capital. Uma notificação também foi feita ao centro de vigilância do estado, que é responsável por comunicar o Ministério da Saúde.
*As informações são do R7