'Estamos perdendo muito tempo com isso', relata especialista ao podcast A Planta que Cura

por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 4 out 2022, às 06h00.
Atualizado em: 6 set 2023 às 17h54.

“O futuro da cannabis”, sexto episódio do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, traz como convidado o médico e produtor da planta no Uruguai, Alfonso Cardozo Ferretjans, a CEO e fundadora da ANNA Kathleen Fornari, empresa que trabalha com cannabis, e Thiago Ermano Jorge, presidente da ABICANN (Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis).

Atualmente, a ABICANN tem mais de 60 empresas reunidas com perfis distintos, segundo Thiago. “Quando falamos de indústria da cannabis, elas seguem muito mais um modelo suíço, que são pequenas indústrias farmacêuticas que desenvolvem um medicamento, e que desse medicamento vão advir outros”, diz.

Alfonso, que é uruguaio e vive no país há mais de 10 anos, disse que produz a planta desde 2013 de forma juridicamente legal. “A gente planta cannabis como qualquer outro cultivo, tudo controlado pelo estado. Fazemos as declarações de quanto a gente cultiva, quantas temos e quais genéticas trabalhamos. 100% regulado” destaca o produtor.

Já Kathleen relata que dentro das universidades têm um tabu de não fazer pesquisas e desenvolvimentos da planta, dizendo que para o médico é muito importante ter estudos sobre a cannabis no Brasil.

“Estamos perdendo muito tempo com isso, não conseguimos fazer pesquisas, desenvolver tecnologias e tudo tem que vir de fora”, afirma.

Concordando com a CEO, Thiago destaca que não privilegia os profissionais do país. “Hoje em dia, a coisa começou a se movimentar desde 2020, quando a OMS e a ONU rebaixaram e a colocaram ao lado da morfina indicando: antes de dar morfina ao paciente, dê cannabis, não vicie o corpo”, conta o presidente.

Saiba mais detalhes sobre os conhecimentos e experiências de Alfonso, Kathleen e Thiago ouvindo o podcast A Planta que Cura, disponível em plataformas digitais como Spotify e Youtube. Os episódios também podem ser acessados pelo portal RIC Mais.

Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate a diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.

Mostrar próximo post
Carregando