'Estamos preocupados', diz presidente de Abrabar sobre casos de Covid e gripe em associados

por Caroline Maltaca
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 7 jan 2022, às 18h30. Atualizado às 19h12.

Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), realtou ao RIC Mais que tem acompanhado o aumento de casos de Covid-19 e outras doenças respiratórias, após as festas de fim de ano. Segundo ele, no estabelecimento de um dos associados cerca de 14 funcionários já testaram positivo para o novo coronavírus.

Ainda nesta sexta-feira (7), a Abrabar, junto com a Confederação Nacional de Turismo (CNTur), emitiu uma nota falando sobre a preocupação diante do avanço da Covid no Brasil e, especificamente, em Curitiba. Isso porque, tal cenário abre brecha para a adoção de novas restrições, especialmente cancelamento de eventos, reservas e paralisação de viagens em cruzeiros marítimos.

Durante a entrevista, Aguayo falou sobre o avanço da vacinação no país, mas ressaltou o quanto ainda muitas pessoas não procuraram as Unidades de Saúde para completar o ciclo vacinal.

“Os cidadãos precisam entender que não é mais sobre sua liberdade individual, mas sim de interesse coletivo”,

disse o presidente da Abrabar.

Segundo o presidente da Abrapar, o setor está preocupado que novas restrições possam voltar e, por isso, garante que a Associação está incentivando e cobrando do poder público maneiras de diminuir os efeitos de tal cenário.

“A culpa não é do setor de entretenimento, nós vimos as praias no réveillon deste ano”,

comentou o presidente.

Testagem em massa

De acordo com o presidente, a Associação está apoiando a campanha de testagem em massa, para que seja idenficado imediatamente os casos ativos. A ideia é que seja, de preferência, de forma gratuita, e em diversos pontos da cidade.

“Essa importante e necessária prevenção pode ser um dos caminhos para que o setor não seja tão afetado”,

finalizou Aguayo.

Na nota emitida em conjunto com CNTur, a Associação afirma que as entidades estão defendendo a realização de campanha, pois não querem que o quadro se agrave ainda mais durante o carnaval.

O pedido é para que “os municípios e estados que estão pensando em promover o carnaval, que seria muito importante rever isto, para que não pecamos como em 2020”, disse. A Abrabar e CNTur garantem que vão encaminhar o apelo às prefeituras de Curitiba e dos grandes centros urbanos do Paraná e no Brasil, para evitar a nova onda de propagação dos vírus e suas novas variantes.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!