Falta de ar, o que fazer? Entenda um dos principais sintomas da Covid-19

Publicado em 17 abr 2020, às 00h00.

Falta de ar, o que fazer? Conhecida como um dos principais sintomas do novo coronavírus, a dificuldade para respirar tem assustado cada vez mais os brasileiros durante a pandemia. Entretanto, é importante saber o que fazer nesse momento de desconforto.

Falta de ar, o que fazer?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a falta de ar é um desconforto ou dificuldade para respirar que no ambiente médico é mais conhecido como dispneia.

No cenário atual de pandemia mundial, sentir falta de ar pode ser realmente apavorante e preocupante. Conforme Marcelo Kolling, médico da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, quando um paciente liga para a central de atendimento do novo coronavírus da Prefeitura de Curitiba a primeira fase é determinar se esses sintomas compõem um quadro leve, moderado ou grave.

“Os sintomas que compõem o quadro leve são orientados a ficar em casa e fazer o manejo com isolamento domiciliar. Quando o caso é moderado, é passado a consulta pro vídeo atendimento para que o médico conseguir esclarecer qual a melhor conduta olhando caso a caso. Por fim, os casos graves sempre são orientados ao encaminhamento pelo serviço de urgência”, explica Kolling.

falta de ar covid

Além disso, o médico orienta que o sintoma de falta de ar caracteriza que o quadro não é leve. Entretanto, este é sem dúvidas o sintoma da infecção respiratória que possui maior margem de interpretação médica.

De acordo com Marcelo, a falta de ar pode ser desde um problema propriamente do pulmão relacionado a doença, como com ansiedade, problemas nutricionais, ou propriamente proveniente da febre.

Para os pacientes que passam pela central de atendimento, a falta de ar sempre vai ser um sintoma que será avaliado pelo profissional.

“Uma das coisas que ajuda a definir a falta de ar é se ela é constante ou se só aparece em alguns momentos do dia, ou então se ela aparece ao repouso ou ao esforço. Com esses tipos de características a gente consegue entender melhor se essa queixa de falta de ar é um sinal de alerta ou não”.

Atendimento da Secretaria Municipal da Saúde

Para àqueles que sentem desconforto ou sintomas referentes ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde colocou em operação um telefone de contato para esclarecer dúvidas a respeito da Covid-19.

Pelo número (41) 3350-9000, o cidadão pode falar com profissionais habilitados a dar as informações sobre o vírus, e claro, recebe uma orientação sobre o que fazer em caso de necessidade de atendimento médico.

A equipe atende das 8h às 23h, todos os dias, inclusive aos fins de semana.

Conheça outros motivos que podem dificuldade para respirar

  • doença pulmonar
  • doença cardíaca
  • anemia (baixo número de células vermelhas)
  • baixo condicionamento físico (estar “fora de forma”)

Conforme a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o problema pode ser controlado com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar extra.

dor no peito

Caso a falta de ar persista, é importante procurar ajuda médica e relatar detalhes de seu desconforto para um médico. Saber quando foi o início do desconforto, o que melhora ou piora, e aquilo que traz modificações é fundamental para resolver o problema.

Contacte seu médico se você:

  • repentinamente apresentar desconforto persistente
  • desenvolver dor ou pressão no peito
  • não sentir alívio após o uso da medicação inalatória
  • apresentar febre ou mudança na quantidade, cor ou viscosidade do catarro
  • notar que a sensação de não acabou após 30 minutos de repouso.