Falta de insulina causa preocupação em mães de crianças diabéticas

por Caroline Maltaca
com informações da RIC Record TV
Publicado em 29 jun 2021, às 18h07.

Leila Beatriz Ulsenheimer descobriu que seu filho era diabético quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Diante da dificuldade enfrentada desde então, ela, que é profissional da saúde, criou um grupo com outras mães que enfrentam o mesmo dilema.

Entre diversos temas abordados pelas participantes, o assunto discutido da vez é a falta de insumos, principalmente, do medicamento tão importante para o controle da doença: a insulina.

“Existe uma criança aqui no município que já está sem. Então a gente já vai tomar as devidas providências. Mas a gente quer chamar atenção do poder público, das pessoas responsáveis, sobre a falta da insulina. Falta insumo, falta tirinha, coisas corriqueiras, mas insulina é imprescindível, não da dá para aceitar a falta dela”,

explicou Leila.

A insulina, que está em falta nas Farmácias Regionais do Paraná, é a Insulina Asparte em caneta entregue apenas pelo Estado. Para utilizar outras que estão disponíveis, é necessário uma receita médica, o que dificulta uma troca temporária.

“Essa criança ela não tem essa receita dessa insulina regular. Para ela conseguir essa receita ela teria que passar por uma consulta”

explicou a tec. de enfermagem Leila.

De acordo com o chefe da 20° Regional, Alberi Locatelli, o repasse é feito pelo Ministério da Saúde. E apesar do governo estadual ter afirmado, ontem, que recebeu doses do Ministério da Saúde e já tinha iniciado a distribuição para todo o estado, até a manhã desta terça (29), Toledo não havia recebido uma resposta por parte do Governo Federal sobre a falta do medicamento.

Para Leila, e tantas outras mães, essa situação precisa ser revertida o quanto antes, caso contrário os riscos de complicações graves da doença são altos.

“É uma preocupação nossa também, a gente sabe da necessidade dos paciente, mas hoje a Secretaria de Estado estará mandando da casa civil para todas as Regionais de Saúde um quantitativo pequeno, mas que de para dez dias. afim de que possamos nesse período regularizar.