Falta de pediatras leva população de Guarapuava a protesto na Câmara de Vereadores
A falta de pediatras fez com que a população protestasse durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guarapuava, no centro sul do estado. Os moradores pediram mais pediatras nas unidades básicas de saúde e também na UPA, além de leitos em hospitais.
No mês passado, uma menina de um ano morreu a espera de vaga de internamento na cidade. Segundo os manifestantes, clínicos gerais estão atendendo as crianças. Guarapuava tem quase 200 mil habitantes e, hoje, quatro pediatras se dividem para atender o público infantil.
A equipe de reportagem do RICtv pediu um posicionamento às autoridades de saúde. A prefeitura de Guarapuava disse em nota que a falta de pediatras atinge quase todos os municípios do Estado, porque faltam médicos disponíveis para contratação.
Já a Secretaria de Estado da Saúde disse que o Paraná possui mais leitos infantis que o mínimo previsto pelo Ministério da Saúde. Também informou que a região de Guarapuava tem 15 leitos de pediatria clínica disponíveis no Hospital Infantil de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.