'Foi uma falha', diz defesa de enfermeira flagrada não injetando vacina em criança
A defesa da enfermeira que foi flagrada não aplicando a vacina contra a Covid-19 em uma criança, em Cascavel, no oeste do Paraná, falou com a RICtv nesta quinta-feira (10) sobre a situação. O vídeo foi registrado dentro de uma escola municipal na tarde de terça-feira (8), onde era realizada a imunização de crianças de 5 a 11 anos.
De acordo com o advogado Robson Trukane, a especulação de que a enfermeira teria simulado a aplicação do imunizante não é verdade.
“Trata-se de uma profissional com vários anos de experiência, uma defensora da vacina, incentivadora da vacina. E, também, vale ressaltar que neste momento não há falta de doses, para que haja uma desconfiança de que seja um caso de desvio de dose. Não se trata disso. A profissional tem consciência que cometeu uma falha, mas devido a repetição dos movimentos, provavelmente, ela não concluiu a ação. Não por vontade própria. Foi uma falha, que poderia ter acontecido com qualquer outro”,
afirma o advogado.
No vídeo, a profissional de saúde fura a criança com a agulha, no entanto não aplica o imunizante. Durante a ‘vacinação’, a enfermeira orienta a mãe sobre o prazo da segunda dose, que ficará anotado na carteirinha da criança.
O advogado informou ainda que a enfermeira está à disposição da Secretaria de Saúde da cidade para prestar os esclarecimentos necessários.