Força-tarefa de vacinação contra covid-19 começa nesta terça (25), em Foz do Iguaçu

por Caroline Maltaca
com informações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Publicado em 24 maio 2021, às 16h56.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu iniciará nesta terça-feira (25), uma força-tarefa para vacinação contra a covid-19 no munícipio. Tendo recebido no início da tarde desta segunda-feira (24) 9.360 doses de vacina da Pfizer/BioNTech, a Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu abriu o agendamento para aplicação dos imunizantes desde o último sábado (22).

O lote de vacinas é destinado para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias) com comorbidades, todas elas acima de 18 anos, que precisam apresentar declaração médica autorizando a vacinação.

No grupo, também foram incluídos trabalhadores e trabalhadoras da educação acima de 18 anos, que atuam em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), acima de 18 anos.

O motivo da vacinação imediata

A Secretária Municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, explicou que as vacinas disponíveis são da Pfizer, ou seja, precisam ser armazenadas em uma temperatura muito baixa. Tendo sido transportadas de Curitiba a Foz, os imunizantes passaram pelo processo de descongelamento durante a viagem, o que obriga uma ação rápida para os mesmos não perderem o efeito.

“Teremos cinco dias para aplicação e não podemos perder doses de vacina no momento como esse que estamos vivendo”.

explica a secretária Rosa Jeronymo.

Dentro desta perspectiva, foram abertas agendas para aplicar 4.200 doses na terça-feira (25) e quarta-feira (26), respectivamente. Também foram reservadas 1.600 vagas para quinta-feira (27).

Segundo a Secretaria, se por ventura faltarem algumas pessoas para receberem a vacina, existe a possibilidade de aplicação das últimas doses na sexta-feira (28).

Além de reforçar que é muito importante que a população agende a imunização o quanto antes, a secretária Rosa Jeronymo lembra, no entanto, que não é recomendado pelo Ministério da Saúde e entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações tomar a vacina contra a covid-19 e contra a influenza ao mesmo tempo.

Isso porque faltam estudos que comprovem a segurança e a eficácia das vacinas contra a covid-19 nessas situações, bem como para facilitar o monitoramento de eventos adversos pós-vacinação.

Andamento

Desde o início da campanha de imunização em janeiro deste ano, até a a última sexta-feira (21), Foz do Iguaçu tinha recebido 88.601 doses de imunizantes AstraZeneca e CoronaVac. Deste montante, a Secretaria de Saúde aplicou, entre primeira e segunda doses, 78.294 vacinas.

https://ric.com.br/noticias/saude/coronavirus/