Foz do Iguaçu pode se tornar o primeiro destino turístico imunizado do Brasil

por Redação RIC.com.br
com Prefeitura de Foz do Iguaçu
Publicado em 20 jul 2021, às 19h05. Atualizado às 19h17.

Com 70% da população adulta – acima de 18 anos – vacinada com a primeira dose dos antivírus contra a Covid-19, Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, pode se tornar o primeiro destino turístico imunizado do país. 

O avanço na campanha de vacinação em Foz, possível graças ao lote extra de vacinas recebidas pelas cidades da região de fronteira com o Paraguai e a Argentina, foi destaque durante visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ao município nesta terça-feira (20). 

“Nós já estamos com 70% da nossa população adulta vacinada com a primeira dose e 20% com a segunda dose. Acreditamos que até agosto a gente alcance 100% da população adulta com a primeira dose”,

explicou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo durante a visita das autoridades. 

A cidade recebeu 37 mil e 800 doses extras na última sexta-feira (16) e atualmente está vacinando com a primeira dose pessoas com 28 anos. Ainda no evento desta terça, Queiroga e Beto Preto garantiram uma nova remessa adicional com 45 mil doses que serão distribuídas entre Foz do Iguaçu, Guaíra, Barracão e Santo Antônio nos próximos dias. 

“As regiões de fronteira exigem um controle sanitário mais rígido por conta do fluxo de pessoas que entram e saem do país. O Ministério da Saúde trabalha fortemente com os estados e municípios com fronteiras secas para que tenhamos políticas públicas, um controle sanitário adequado e para que possamos ter uma promoção à saúde nos padrões que desejamos para o Brasil e para nossos irmãos da América do Sul”,

disse o ministro.

O secretário de Saúde também ressaltou q importância do recebimento das doses extras em Foz, que possui um grande fluxo de pessoas por ser um cidade fronteiriça e turística. “O envio de doses extras foi uma ação acertada do Ministério da Saúde, priorizando locais com grande fluxo de pessoas e criando uma barreira de proteção. Se não houvesse a sensibilidade do ministro na defesa desta proposta isso não estaria acontecendo. A vacinação continua, e seguiremos avançando”, disse.

Vacinação em Foz

Somente no último final de semana, Foz do Iguaçu aplicou  17 mil doses de vacinas anticovid. De acordo com o painel da vacinação, Foz do Iguaçu recebeu 215.331 doses de imunizantes contra o coronavírus. Deste total, 183.648 haviam sido aplicadas até o início da noite de segunda-feira (19) – 138.675 da primeira dose, 38.541 da segunda dose e 6.432 de dose única. Somando os dois itens, a cidade tem 44.973 cidadãos totalmente imunizados.

Com o segundo lote extra de vacinas nos próximos dias, Rosa Jeronymo estima que toda população adulta será vacinada com ao menos uma dose até o próximo mês. “Eu espero que essas doses prometidas cheguem até o final de julho para que a gente imunize toda nossa população adulta até início de agosto”, reforçou.