Galactorreia: o que é e como ela pode causar a produção anormal de leite

Publicado em 28 fev 2024, às 20h03.

A galactorreia é uma disfunção que faz o corpo humano produzir leite pelas mamas, porém fora do período de gestação ou amamentação. Embora seja mais comum em mulheres, ela pode ocorrer em homens.

Conforme Tamila Sohn Fagundes, endocrinologista do Hospital Vita, em Curitiba, uma das principais causas da galactorreia é o aumento da produção do hormônio chamado prolactina, devido ao uso de alguns medicamentos, principalmente os psiquiátricos, ou devido a um tumor benigno da hipófise.

Causas menos comuns incluem exercícios físicos vigorosos, estimulação das mamas, lesões no tórax ou outras doenças endócrinas (hipotireodismo e síndrome do ovário policístico).

Sintomas da galactorréia

O principal sintoma é a saída de leite das mamas. Porém, como a disfunção geralmente está ligada a alterações hormonais, é possível que apareçam outros sintomas como ausência de menstruação, impotência sexual e disfunção erétil, além de infertilidade.

Tratamento para galactorréia, produção desregulada de leite

O tratamento da galactorreia varia de acordo com a causa, que deve ser investigada por um médico endocrinologista. Pode envolver a suspensão ou substituição de medicamentos e ajustes hormonais. No caso de tumores hipofisários (na hipófise), o médico prescreve remédios que reduzem a produção da prolactina, reduzindo, assim, o tamanho do tumor. 

Fatores de risco e prevenção

A endocrinologista Tamila Fagundes explica que se deve evitar o uso de medicamentos que possam aumentar a prolactina, bem como evitar estimular a mama excessivamente (fazer o auto exame muito frequentemente ou usar roupas muito apertadas).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui