Grande Curitiba tem falta de vacina para crianças em UBSs

Servidores das unidades de saúde dizem que não há previsão para a chegada

por Jessica de Holanda
com informações de Thais Travençoli e supervisão de Erick Mota
Publicado em 19 set 2024, às 19h19.

Moradores da Região Metropolitana de Curitiba relatam a falta de vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Colombo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

Três regiões metropolitanas relatam a falta de vacina
Os imunizantes estão na faixa de R$ 300 na rede privada (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios, o problema atinge outras localidades do Brasil, totalizando 1,5 mil municípios. 

A pesquisa mostra que faltam vacinas principalmente para as crianças. Os principais imunizantes em falta são contra a varicela, covid-19 e meningocócica C.

Leia mais:

Em entrevista à RICtv, Josiane Pereira Zem, que tem uma filha de um ano e três meses, relatou que a criança está há mais de 20 dias com a vacina contra o sarampo atrasada. Ao chegar na UBS de Colombo, foi informada que “não havia previsão”, para a chegada de novas doses, e que ela seria avisada quando chegasse.

Outra mãe, Emilly Marcela Reis Querik Aragão, enfrenta o mesmo problema em Fazenda Rio Grande. A filha de um ano e três meses ainda não foi vacinada. Com frequência a mãe manda mensagem para saber se chegou a vacina, mas a resposta é de que: “Não tem varicela. E não tem previsão para receber mais doses”.

Além disso, a rede particular também está com falta de vacinas em algumas clínicas. A imunização pode ser encontrada por até 300 reais.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui