Greca estuda tirar gratuidade de idosos nos ônibus de Curitiba em alguns horários

Publicado em 8 maio 2020, às 00h00.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), disse que está estudando a possibilidade de tirar a gratuidade dos idosos, em alguns períodos do dia, no transporte coletivo da capital paranaense.

Em uma entrevista concedida nesta sexta-feira (8) para jornalista Leda Nagle, o prefeito Rafael Greca disse que na quarta-feira (6), dos 340 mil usuários do transporte coletivo, 30 mil eram idosos. “Não sei se tenho o direito legal de fazer isso, mas é uma recomendação que sai do meu coração”, disse o prefeito de Curitiba.

Segundo Greca, a Prefeitura de Curitiba está avaliando retirar a gratuidade nos horários de pico. Os idosos poderiam circular nos ônibus sem pagar apenas das 10h às 16h.

Idosos no transporte coletivo

De acordo com levantamento da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que administra o transporte coletivo da cidade, o número de passageiros com mais de 60 anos no transporte coletivo tem aumentado.

No dia 1º de maio, quase cinco mil idosos embarcaram nos ônibus. Na quarta-feira (8), foram 30 mil.

Em dias normais, antes da pandemia, 76 mil idosos usavam o transporte público na capital. Por causa, dessa teimosia, a prefeitura pode até endurecer as medidas de isolamento, principalmente para os idosos.

“Dependendo da orientação dos órgãos de saúde podemos endurecer as medidas. Mas nós acreditamos que as pessoas tomem consciência da situação gravíssima, estamos no meio da pandemia. É importante o distanciamento social, que as pessoas do grupo de risco só saiam de casa se realmente precisarem e, se forem sair, saiam das 10 às 16h”, destacou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Coronavírus em Curitiba

De acordo com a Secretaria de Saúde de Curitiba, a capital paranaense tem, nesta sexta-feira (8), 723 casos confirmados da Covid-19. Até o momento, 28 pessoas morreram vítimas do doença. Dos mortos, 86% eram idosos.