Com estoque para apenas dois dias, Hemepar reforça doações de sangue

O número de doações teria diminuído nos últimos dias devido às chuvas e o estoque do Hemepar seria o bastante para apenas dois dias

por Lucas Novak
com informações de AEN e supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 15 out 2024, às 10h44.

Solicitando com urgência a doação dos tipos sanguíneos A+, B-, O+ e O-, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) informou nesta segunda-feira (14) que o estoque atual do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) só é suficiente para dois dias, sendo considerado crítico.

Hemepar reforça doações de quatro tipos sanguíneos devido estoque crítico
As doações podem ser agendadas no site da Sesa (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Neste ano, o Paraná registrou 147.756 bolsas de sangue doadas, sendo 45.752 de A+, 2.155 de B-, 64.279 de O+ e 13.464 de O-. Em Curitiba, foram doadas 27.096 bolsas desses tipos sanguíneos. 

A redução no número de doações no Hemepar teria sido causada pelos dias chuvosos da última semana e o feriado de 12 de outubro no sábado, tradicionalmente o dia de maior movimento no Hemocentro Coordenador, em Curitiba.

Leia também:

A queda nas doações nos últimos dias contribuiu para a situação crítica atual. A diretora do Hemepar, Vivian Patrícia Raksa, destaca a importância do ato de doar sangue constantemente, sendo essencial para salvar vidas. Ela recomenda agendamento prévio para maior conforto, o que pode ser feito no site saúde.pr.gov.br

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boa saúde, alimentado, hidratado e portar um documento com foto. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, enquanto mulheres devem aguardar três meses entre doações. Cerca de 470 ml de sangue são coletados por doador, além de amostras para exames. Diariamente, 700 bolsas de sangue são enviadas a hospitais no Paraná, totalizando mais de 16 mil por mês e 200 mil ao ano.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.