Hospital municipal de Foz do iguaçu será federalizado
O prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, sancionou projetos de leis que abrem caminho para a federalização do Hospital Municipal de Foz. Os textos que foram sancionados pelo chefe do executivo Chico Brasileiro (PSD), torna o Hospital Municipal Padre Germano Lauck uma autarquia municipal de saúde.
A outra proposta extingue a Fundação Municipal de Saúde e vai tramitar paralelamente na Câmara de Vereadores. Segundo a gestão municipal, a sanção dos projetos foi necessária para viabilizar a transformação da unidade em Hospital Universitário Federal.
A sanção das proposição também vai agilizar a formalização do protocolo de intenção entre a Ebserh, a Unila e a prefeitura, para garantir os serviços hospitalares para a população.
Problemas e pedidos de afastamento
Só o hospital consome mais de R$ 200 milhões por ano do orçamento municipal e tem enfretado problemas na própria gestão. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) já havia solicitado que a prefeitura afastasse o diretor da unidade e o presidente da fundação Municipal de Saúde. O pedido foi motivado por reclamações constantes quanto ao atendimento aos pacientes e reclamações dos próprios funcionários.
A princípio, a gestão da estrutura será assumida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao curso de medicina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila).
Segundo a prefeitura, o próximo passo é passar o patrimônio integral do hospital à Universidade. Primeiramente com a permuta do terreno que já está em tramitação em Brasília, e, na sequência, o processo de doação do patrimônio para a Unila que, em conjunto com o Ministério da Educação e a Ebserh vai dar início à transição.